Meteorologista da Funceme fala sobre tendência da estação chuvosa no Ceará em 2021

21 de dezembro de 2020 - 17:25 # # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos celular

A meteorologista da Funceme, Soyuri Meiry Sakamoto

A meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia – Funceme-, Soyuri Meiry Sakamoto, a convite do diretor técnico da Ematerce, Itamar Lemos, fez uma explanação sobre as tendências meteorológicas, para a estação chuvosa 2021, no estado do Ceará.

Presidente da Ematerce, Antônio Amorim.

A reunião, on-line, teve início, às 14h30, do dia 21 de dezembro, com a apresentação da convidada aos 160 participantes, feita pelo diretor técnico, Itamar Lemos, e com os agradecimentos à convidada, pelo presidente da Ematerce, Antônio Amorim.

A Dra. Meiry começou sua apresentação, evidenciando que todos os dados apresentados, representam somente uma tendência da pré-estação e do início da estação chuvosa, do trimestre de dezembro/2020, janeiro e fevereiro de 2021. A tendência, para esse período está caracterizado pela manifestação do fenômeno La Niña, no Oceano Pacifico, até o mês de abril de 2021.

Diretor Técnico da Ematerce, Itamar Lemos

Acrescentou a meteorologista da Funceme que somente o La Niña não fecha as tendências da quadra chuvosa. Será necessário verificar as tendências climatológicas, apresentadas pelos Oceanos Atlânticos norte e sul. Como essas tendências não estão manifestadas, com clareza, somente, em janeiro próximo, é que a Funceme anunciará como será a quadra de chuvas para 2021.

Atualmente, o fenômeno La Niña caracteriza uma tendência, no volume de chuvas, para acima da média, em algumas regiões (região Norte) e na média ou abaixo da média histórica nas demais regiões do Ceará. Para fechar esse quadro, quanto ao trimestre janeiro/fevereiro e março 2011, serão necessários encerrar os estudos climatológicos dos Oceanos Atlânticos norte e sul, o que acontecerá em meados de janeiro, finalizou  Dra. Meiry.