Ematerce de Santana do Cariri, Nova Olinda e Altaneira finalizam distribuição de sementes

29 de dezembro de 2020 - 08:13 # # #

Antonio José de Oliveira - Assessor de Comunicação Social. E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7872

Com inicio, no dia 16 e término em 24 de dezembro de 2020, a Empresa de Assistência técnica e extensão Rural do Ceará (Ematerce) concluiu, com sucesso, a distribuição das sementes do Programa Hora de Plantar/2020/2021 nos municípios de Santana do Cariri, Nova Olinda e Altaneira. Ressalte-se que foram distribuídos de 52,5 toneladas de sementes de milho híbrido, 400 kg de milho- variedade e 800 kg de sorgo forrageiro, beneficiando 1.887 agricultores, o que representa uma área, a ser plantada, em 2021, totalizando 3.990 hectares nos três municípios acima citados.

Segundo o gerente local da Ematerce, Joaquim Neto, a distribuição dos grãos ocorreu, com segurança sanitária, uma vez que se obedeceu ao cronograma preestabelecido. A recomendação foi que o agricultor comparecesse à Ematerce, somente no dia destinado à sua comunidade, para evitar aglomerações. Acrescenta Neto que a entrega das sementes, de maneira antecipada, gera uma facilidade, dando oportunidade aos agricultores, para que tenham tempo de preparar a terra, escolhida para o plantio, recebendo sementes, de qualidade, esperando por uma boa quadra chuvosa e, assim, possam obter uma safra recorde.

Legenda: Tenda para proteger agricultores de sol e chuva, quando da distribuição de sementes.

O gerente local da Ematerce afirmou ser conveniente, também, que os agricultores familiares retirassem as sementes, o quanto antes, para que preparassem a terra, para o plantio, visto haver estudos em andamento, por parte da Funceme, de chuvas favoráveis ao Estado do Ceará, em especial, à Região do Cariri, no tocante à quadra chuvosa de 2021. Em seguida, salientou ter havido boa estrutura, por exemplo, em Nova Olinda, onde foi montada uma tenda, para recepcionar os agricultores e protegê-los da chuva. Mencionou que a entrega, nos três municípios, ocorreu com tempo firme e pancadas de chuva. Prosseguindo, disse que esta iniciativa proporcionou uma recepção aos agricultores, com todos os cuidados de higienização, devido à Covid-19. Mencionou, também, que toda a entrega foi coordenada pelos agentes rurais da Ematerce, em parceria com os técnicos das Secretarias de Agricultura, dos três municípios, e dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) finalizou Joaquim.

Para o coordenador de gestão da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) de Nova Olinda, Bebeto Teles, a distribuição das sementes beneficiarão os agricultores, à espera de uma boa quadra chuvosa no início do mês de janeiro. “O Hora de Plantar é um programa eficaz, que, ao longo dos anos, vem ajudando os agricultores dos municípios cearenses, no aumento da produção agrícola, pois uma boa produção parte sempre de um plantio com sementes de qualidade”, destacou.

Legenda: Ematerce preparou seu ambiente interno, para receber os agricultores, obedecendo às recomendações sanitárias, para evitar contaminação pela Covid-19.

A agricultora familiar, conhecida por tia Neta, residente no sítio Zabelê, falou  estar satisfeita, com a entrega das sementes, elogiou sua organização e a qualidade delas. Foi mais além de pontuou: “Sendo a semente, de qualidade, a gente fica animada, porque, com certeza, teremos um bom inverno, no ano que vem, e eu já estou preparando a terra, para o plantio. Em relação ao atendimento, na secretaria e na Ematerce, é muito bom e estão de parabéns, inclusive por oferecer até cafezinho”, opinou.

COMO RECEBER SEMENTES

Para receber as sementes, de qualidade, os agricultores precisavam, obrigatoriamente, ter feito o pedido, para o ano de 2021, além de estar com a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) válida, apresentar CPF e o comprovante de pagamento do boleto do Programa Hora de Plantar, sem falar do uso obrigatório da máscara e álcool em gel, em todos os ambientes da Ematerce, respeitando o distanciamento mínimo de 2 metros.