Ematerce, em parceria com Secretarias Municipais de Agricultura e Saúde, iniciou a distribuição de sementes em Farias Brito

6 de janeiro de 2021 - 16:27 # # #

Antonio José de Oliveira - Assessor de Comunicação Social. E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217 7872

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) iniciou, nesta terça-feira (5//1/21), a entrega de sementes do Programa Hora de Plantar, no município de Farias Brito-CE, na região do Cariri. Informou o gerente da empresa, na cidade do Crato-CE, Antonio Porto, que foram tomadas todas as precauções e medidas sanitárias e necessárias, para o êxito do programa, durante os dias de distribuição de sementes de qualidade.

Legenda: no interior do escritório da Ematerce e na parte externa, foi mantida a distância recomendada pelo protocolo sanitário.

De acordo com o gerente local da Ematerce, na cidade do Crato-CE, Antonio Porto, foram atendidos, no primeiro dia, 361 agricultores e com perspectivas dessa mesma quantidade, no segundo dia. No tocante à quantidade de sementes, para o município de Farias Brito, foram depositados, em um armazém, 22 mil quilos de sementes de milho híbrido-BRS 2022; 150 quilos de sorgo BRS-Ponta Negra; 16 mil raquetes de palma forrageira. Adiantou que serão entregues, também, 40,6 m³ de manivas de mandioca e 1.610 mudas de cajueiro-anão precoce CCP 76.

Legenda: presença da TV Verdes Mares – Canal 10 registra momento da entrega de sementes.

O técnico da Ematerce referiu-se, também, à presença da equipe da TV Verdes Mares Canal 10, regional do Cariri, que, neste 6 de janeiro de 2021, fez uma reportagem sobre a entrega de sementes selecionadas aos agricultores familiares do município de Farias Brito e acerca das perspectivas da nova quadra chuvosa. Frisou, outrossim, que, para evitar aglomerações de agricultores, no escritório da empresa, os extensionistas distribuirão senhas até o dia 8 de janeiro do ano em curso.

Legenda: agricultores (as) mantiveram a distância exigida, quando do recebimento dos sacos de sementes selecionadas.

Ressalte-se que a equipe, responsável pela entrega das sementes, é composta por extensionistas da Ematerce, funcionários das Secretarias Municipais da Agricultura e da Saúde. Todos participam, ativamente, do processo. Na ocasião, a Secretaria de Saúde disponibilizou uma enfermeira, com medidor de temperatura, além do uso de álcool em gel, em todas as dependências, sem falar da exigência do distanciamento social e os avisos, por meio de uma amplificadora, a respeito da sistemática utilizada diariamente.