Icó: Ematerce local e Banco do Brasil reúnem parceiros das cadeias produtivas

18 de janeiro de 2021 - 17:26 # # #

Antonio José de Oliveira - Jornalista e Assessor de Comunicação Social E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217 7872

Como órgãos parceiros, há mais de 50 anos, no município de Icó-CE, desde os tempos de Ancar (Associação Nordestina de Crédito e Assistência Rural), o escritório local da Ematerce (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará) e a agência do Banco do Brasil) reuniram-se, no dia 14 de janeiro de 2021, com todos os parceiros das cadeias produtivas daquele município.

Em sua fala, Maílton Bezerra agradeceu a honrosa presença dos participantes e enalteceu a indispensável e necessária parceria com o Banco do Brasil e com todas as organizações das cadeias produtivas icoenses, em benefício de sua população rural e urbana. A gerente do BB reportou-se à importância da parceria com representantes das cadeias produtivas de Icó, que trabalham, juntas, pelo desenvolvimento rural sustentável do município e por melhores condições de vida de seus habitantes.

Legenda: Ao centro da foto, o técnico da Ematerce local, Maílton Bezerra, ladeado pelas gerente-geral do Banco do Brasil, agência de Icó, Anikácia Freire, e representante da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Icó, Rosa Pinheiro.

O tema do encontro versou sobre o Agronegócio, em Icó-CE, por meio de uma parceria que deu certo, com destaque, no estado Ceará, no tocante à aplicação do crédito rural, nos últimos sete anos, isto é, de 2014 a 2020.O evento serviu, também, para discutir uma agenda positiva, para o ano de 2021, incluindo as dificuldades, os entraves, o pacto por um Icó mais produtivo, a formação de parcerias, as perspectivas pós- pandemia e pós-sete anos de seca, o açude Lima-Campos, recuperado, o perímetro irrigado, para continuar a produzir alimentos para consumo humano e animal.

MAIS ENFOQUES

Na oportunidade, foram enfocados o retorno do plantio do algodão e todas as culturas irrigadas (arroz, feijão, banana, goiaba), mediante a utilização do crédito rural e recursos do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e do Pronamp (Programa Nacional de Financiamento para custeio e investimentos dos médios produtores rurais em atividades agropecuárias).

Legenda: participantes elogiaram a iniciativa da Ematerce e do BB de Icó, que primaram pela organização e assuntos, apresentados no evento, cumprindo todos os protocolos sanitários, exigidos pelo Governo do Estado.

Mailton Bezerra ressaltou, ainda, o compromisso da Prefeitura Municipal, com parceria forte, no desenvolvimento do setor agrícola, por intermédio da Secretaria de Agricultura, na pessoa do dinâmico secretário Gildomar Gonçalves. Destacou, em seguida, a importante e ativa participação dos convidados especiais, das entidades socioassistenciais de Icó, como APAE e a Fundação Menino Jesus, contempladas pelo Programa Aquisição de Alimentos (PAA), com projetos no valor de R$ 123.000,00, que atenderão 260 beneficiários, pela atuante Companhia Nacional de Abastecimento (Conab/Ceará), acompanhados pela Ematerce local, e associações que fornecerão os produtos em Icó, isto é, a Colônia de Pescadores e a Associação dos Apicultores.

Vale salientar, também, que a reunião foi conduzida, sendo alvo de elogios, pelos presentes, por intermédio do extensionista da Ematerce local, ou seja, o assessor de crédito rural, Maílton Bezerra, e Anikácia Freire, gerente geral do Banco do Brasil de Icó. Acrescente-se que, mesmo com a pandemia da Covid-19, a Ematerce de Icó não paralisou suas atividades e todas as demandas de crédito rural, desde laudos de renegociação, prorrogação, até a elaboração de projetos de investimento e de custeio e outras atividades foram executados com sucessos e dentro do programado pela equipe ematerciana. Frise-se, igualmente, que tudo foi realizado, obedecendo-se aos protocolos sanitários, exigidos pelo Governo do Estado, para não contaminar os (as) agricultores (as) familiares, assistidos pela Ematerce, e os extensionistas com a Covid-19.

REPRESENTANTES IMPORTANTES E ATIVOS

Legenda: Na foto, o secretário de Agricultura de Icó, que dá irrestrito apoio às ações da Ematerce e ambas trabalham pelas melhorias das condições de vida dos agricultores e de seus familiares, extensivas à população de modo geral. Considere-se, também, o apoio da prefeitura e da Câmara de Vereadores.

Por último, Maílton enfatizou e elogiou a participação importante e ativa de órgãos, que prestigiaram o evento, a exemplo de bovinocultores (Edilson Bilé), apicultores, ovinocaprinocultores,( Humberto Brito), pescadores (Antonio Muniz), aquicultor/grãos (José Neudo), fruticultura (Ozanan Batista), suinocultura (Tiago Fialho), agroindústrias rurais ( Antonio Filho).

Presentes, também, representante da Câmara Municipal de Icó, (presidente Fernando Nunes), das atuantes entidades Adicol/Associação do Distrito de Irrigação (Francisco Canindé), UNIVS(Wilson Santos), CDL (Rosa Pinheiro), Ematerce (Priscila Dantas), Prefeitura Municipal/Secretaria de Finanças (Francisco Facó), Secretaria de Agricultura (Gildomar Gonçalves), Federação das Associações Comunitárias de Icó (João Parnaíba), Sindicato dos Trabalhadores Rurais (Alan Robson), do Sintraf (Sindicato dos (as) Trabalhadores (as) da Agricultura Familiar) (Raimundo Nonato), Serra do Camará (Elisval Pinheiro), Associações Comunitárias do distrito de Icozinho (Narcísio/Maia).