Diretoria discute planejamento da Fazenda Normal em Quixeramobim

1 de fevereiro de 2021 - 13:17 #

Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br fotos: arquivo

Reunidos no escritório da Fazenda Normal (Faznor), Distrito de Uruquê, em Quixeramobim, diretores da Ematerce e a gerência da fazenda, discutiram o planejamento das atividades dessa unidade didática para o ano de 2021. Na ocasião, ficaram definidas as áreas que serão implantadas com sorgo forrageiro, palma forrageira (foto abaixo) e milho, com a finalidade de reserva estratégica para o rebanho bovino e ovino.

Estiveram presentes à reunião o diretor técnico da Ematerce Itamar Lemos e o diretor administrativo Inácio Costa, o assessor técnico Josualdo Justino, a gerente da fazenda Evanira Fraga e o técnico de campo Warlyson. Também foram discutidos as práticas de manejo e conservação de água e solo, por meio de plantio de leguminosas, feijão, feijão guandu, mucuna preta e gliricidia.

Ainda foi discutido a possibilidade de implantação de uma unidade demonstrativa de mandioca, adensada e irrigada, com o objetivo de se divulgar a importância desta cultura para a produção de forragem proteica e energética a baixo custo e como alternativa de substituir, ao menos parcial, a soja e o milho na alimentação animal, que devido aos exorbitantes valores de mercado, hoje, estão inviabilizando a atividade pecuária para a produção de carne e leite no estado do Ceará.

No encontro, ocorrido na última quinta-feira (28), aspectos administrativos também foram colocados em debate e apontadas as medidas que serão tomadas para o bom desempenho técnico e gerencial da Faznor.