Lavras das Mangabeira-CE:Ematerce entrega sementes selecionadas do “Hora de Plantar.

2 de fevereiro de 2021 - 08:09 # # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br. Fotos: Escritório local da Ematerce de Lavras da Mangabeira-CE

Solenidade de lançamento do programa “Hora de Plantar”, no escritório local da Ematerce de Lavras da Mangabeira-CE.Da esquerda: Kleber Correia(Ematerce),Ronaldo Pedrosa( Prefeito) e Fáfio Peixoto(Secretario Municipal de Agricultura).

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará Ematerce-, em parceria com Secretaria Municipal de Agricultura, Federação das Associações Comunitárias de Lavras da Mangabeira-CE, EEEP Prof. Gustavo Augusto Lima, Cooperativa Agrícola, Sindicato dos Trabalhadores(as) Rurais e imprensa local, atenderam, em 2021, na 34ª edição do programa de distribuição de sementes selecionadas Hora de Plantar, do Governo do Estado do Ceará/Secretaria do Desenvolvimento Agrário-SDA-a 71 entidades representativas de agricultores(as) familiares, através da mobilização de 1.257 beneficiários(as),com entregas às lideranças comunitárias, de 22.350 quilos de sementes de milho híbrido(cultivar BRS 2022) de grande aceitação dos agricultores(as), 1.990 quilos de milho variedade (Gorutuba) e 3.020 quilos de sorgo forrageiro(variedade BRS Ponta Negra).

O gerente do escritório local da Ematerce de Lavras da Mangabeira-CE, Eng.º Agrônomo Kleber Correia de Souza disse que, em condições normais de inverno, em 2021, o programa “Hora de Plantar” contribuirá com o plantio de uma área total de 1.519 hectares, para produção de milho em grãos, forragem e silagem de sorgo, correspondente à 41,7 % da área total cultivada no município para culturas anuais de sequeiro, com geração de 680 empregos diretos, com Valor Bruto de Produção-VBP- de R$ 3.815.892,00 , que representa 9,7% do PIB da agropecuária de Lavras da Mangabeira-CE, com base na edição do censo de 2.018 do IBGE.

Distribuição das sementes selecionadas aos agricultores inscritos no programa “Hora de Planta”, do Governo do Estado/SDA. A Ematerce é o órgão executor nos municípios, em parceria com entidades municipais.

Além das sementes selecionadas para produção de grãos, foram entregues 15.100 raquetes de palma forrageira a 10 criadores, objetivando aumentar o suporte forrageiro, para alimentar seus rebanhos durante o período seco.

Estão sendo entregues também, 3.347 mudas frutíferas de acerola, cajá, umbu cajá, caju anão precoce, manga e goiaba. A entrega nas comunidades das sementes, das raquetes de palma forrageira e das mudas frutíferas conta com o apoio logístico oferecido pelo prefeito, Ronaldo Pedrosa Lima e pelo Secretário Municipal de Agricultura, Eng.º Agrônomo, Fábio Araújo Peixoto e pelas representações das Entidades de Agricultores(as). de Base Familiar.