Morada Nova: Ematerce orienta implantação do primeiro sistema de irrigação automatizada

22 de fevereiro de 2021 - 11:10 # # #

Antonio José de Oliveira - Jornalista e Assessor de Comunicação Social. E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7278

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), baseada em um refrão contemporâneo, “Quem semeia tecnologia, colhe produtividade”, está implantando o primeiro sistema de Irrigação automatizado no estado do Ceará. O objetivo é aumentar a eficiência da irrigação e a melhoria da qualidade de vida do agricultor familiar, Gabriel Chaves de Oliveira, morador, no sítio Bom Princípio, no município de Morada Nova-CE, que se notabiliza por essa iniciativa.

Segundo o assessor estadual da Ematerce, Engenheiro Agrônomo Nizomar Falcão Bezerra (foto), lotado na Gerência de Apoio Técnico (Geate), responsável pelos Núcleos de Irradiação de Tecnologias, o agricultor Gabriel está implantando o primeiro sistema de irrigação, do Programa de Irrigação na Minha Propriedade (PIMP), um projeto da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), com assistência técnica da Ematerce, totalmente automatizado.

Para o assessor estadual da Ematerce, trata-se de um marco histórico, para a Agricultura Familiar e para a irrigação das pequenas propriedades rurais no Ceará. Em seguida, informou que o produtor rural é assistido pelo agrônomo e tecnólogo de Recursos Hídricos e Irrigação, da Ematerce, Leorne Nogueira Silveira, lotado no escritório local da empresa, no município de Morada Nova-CE.

Afirma, ainda, o assessor estadual da Ematerce, que, no Ceará, a automação de sistemas de irrigação, até então, vinha sendo implantada, com maior intensidade, nos recentes anos, pelos médios produtores e empresários rurais. Cita que o surgimento de técnicas, apropriadas e adequadas, aos pequenos produtores, como o refinamento tecnológico do perfil dos extensionistas, em irrigação, é necessário para acompanhar a modernização crescente da Agricultura cearense, com relação à irrigação localizada, que começa a modelar um novo tipo de irrigante.

Legenda: material, em instalação, para o uso do sistema de irrigação automatizado, um marco histórico para a Agricultura Familiar, em uma propriedade rural, no município de Morada Nova-CE.

Vale ressaltar que, liderados pela Ematerce, os pequenos agricultores tentam mudar a realidade da agricultura, nas terras secas, mesmo com todas as restrições de água e limitações, de ordem econômica, dos empreendimentos rurais no semiárido. Esclarece, também, que existe uma urgente necessidade de buscar a otimização dos insumos produtivos, para a competividade, nos mercados institucionais e convencionais.

Afirma, igualmente, que se faz necessário aumentar a produtividade e a redução de custos, uma tendência irreversível, para adoção de tecnologias, capazes de tornarem a exploração cada vez mais competitiva e rentável. Reforçando sua opinião, diz que a automação da irrigação faz-se necessária, não somente pela possibilidade de diminuição dos custos, com mão de obra, mas, principalmente, por necessidades operacionais, tais como: irrigação, no período noturno, quando o custo da energia é mais acessível aos irrigantes.

Legenda: a preparação do sistema de irrigação automatizado requer alguns dias de trabalho árduo, na área escolhida para ser beneficiada com essa tecnologia inovadora, mediante a redução de custos operacionais e mais competitiva e rentável.

Lembra Nizomar que a automação torna-se, também, um atrativo para os jovens rurais, que não querem mais permanecer, nas atividades rurais, por conta da penosa carga de trabalho no dia a dia. Dentre outras vantagens, aponta que a automação da irrigação favorece a: (1) a diminuição da necessidade de mão de obra; (2) a possibilidade de irrigação, durante a noite, sem necessidade de acompanhamento; (3) a necessidade de menor potência de acionamento do sistema; (4) redução dos custos de bombeamento de águas; (5) a melhoria na precisão nos tempo de aplicação da água e turnos de rega; e (6) maior eficiência na aplicação da água.3