Hora de Plantar: Produtores de Redenção-CE, Acarape-CE e Barreira-Ce recebem sementes

4 de março de 2021 - 08:55 # # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Escritório da Ematerce de Redenção-CE

Técnico da Ematerce entrega a produtor rural sementes selecionadas do programa Hora de Plantar.

O escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará- Ematerce- escritório de Redenção-CE, iniciou a distribuição de sementes do Programa Hora de Plantar, 2020/2021, do Governo do Estado/SDA, com recursos do FECOP. O lançamento do Programa contou com as presenças dos técnicos da Ematerce, representantes das prefeituras de Redenção-CE, Acarape-CE e Barreira-CE, de representantes sindicais e de produtores rurais. Na ocasião, devido a pandemia do Covid-19, foram aplicados todos os cuidados sanitários constantes no decreto do governo.

Produtor rural sendo orientado por técnico da Ematerce sobre plantio correto das sementes de milho recebidas do programa Hora de Plantar.

Na solenidade virtual, destacou-se a presença do Secretário Municipal de Agricultura de Redenção-CE, Paulo Marcelo Rabelo Franco que representou o Sr. Prefeito, Davi Benevides.

Durante a distribuição da semente, os produtores assinaram uma Declaração de Responsabilidade, se comprometendo não darem outro destino à semente. Por ocasião da entrega das sementes, os técnicos da Ematerce entregaram a cada produtor, além das sementes, um informativo técnico com orientações sobre preservação do meio ambiente, espaçamentos, controles fitossanitários, tratos culturais e características das sementes distribuídas, tais como: porte, ciclo, produtividade e nome da variedade.

474 agricultores dos três municípios receberam 4.740 quilos de sementes selecionadas de milho variedade: catingueiro e gorutuba e também, milho híbrido SM 966, que serão plantadas em 278 hectares. No município de Redenção-CE foram contemplados 238 agricultores, com 2.050 quilos de sementes de milhos híbrido e variedade que serão plantadas em 103 hectares. Em Barreira-CE, 1.740 quilos das mesmas sementes serão plantadas em 87 hectares, por 141 agricultores, em Acarape-CE, os 950 quilos de sementes selecionadas foram entregues a 95 agricultores que plantarão em 48 hectares.

Produtoras rurais sendo contempladas com sementes selecionadas de milho distribuídas pelo Programa Hora de Plantar

O Engenheiro Agrônomo , José Audisio da Silva, gerente do escritório da Ematerce de Redenção -CE, destacou a importância do Programa Hora de Plantar para o aumento da produção e da produtividade das culturas agrícolas, face a qualidade das sementes e alto índice de germinação.

Durante a distribuição das sementes e orientações técnicas aos produtores, os técnicos da Ematerce tomaram todas as medidas de segurança preventivas contra a transmissão do Covid-19, como: uso de máscaras, álcool gel e mantido o distanciamento entre as pessoas e para evitar aglomerações.