Ematerce continua assistindo agricultores e agricultoras no período de pandemia

8 de abril de 2021 - 11:12 # # #

Antonio José de Oliveira - Jornalista e Assessor de Comunicação Social. E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7872

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce – durante a pandemia do Coronavírus, não parou suas atividades, no tocante à prestação de assistência técnica agropecuária e gerencial a seu público-alvo, ou seja, os agricultores e agricultoras familiares. Os técnicos e administrativos estão trabalhando, em sistema de Home Office, exceto os que não pertencem aos grupos de risco, não possuem morbidades e com idade abaixo de 60 anos.

Legenda: distribuição de mudas de cajueiro anão precoce, porém obedecendo aos protocolos sanitários, ou seja, uso de máscara, distanciamento e uso de álcool em gel.

O trabalho presencial somente ocorreu, quando da distribuição de sementes, porém com obediência aos protocolos sanitários (uso de máscara, distanciamento social e aplicação de álcool gel), aos agricultores e agricultoras, cadastrados no Programa Hora de Plantar, do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará – SDA – e executado pela Ematerce, em parceria com prefeituras municipais, por intermédio de suas secretarias de agricultura.

Ressalte-se que a Ematerce, não só realiza, bem como participa de videoconferências, com gerentes e assessores estaduais, gerentes locais e equipes de trabalho com foco em assuntos do setor agropecuário. Nelas, são apresentados e debatidos os programas, projetos e políticas públicas, desenvolvidos, no campo, inclusive, envolvendo agricultores e agricultoras assistidos e órgãos parceiros, a exemplo de cooperativas, bancos oficiais, prefeituras e secretarias municipais de agricultura e vinculadas da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará, afora a Asbraer, uma associação que congrega as empresas estaduais de assistência técnica e extensão rural, e a Anater (Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, sediada em Brasília).

Legenda: exemplo de videoconferências realizadas pela Ematerce pelo Zoom e Youtube Oficial.

As videoconferências são transmitidas pelas ferramentas Zoom e Youtube Oficial da Ematerce. Usa, também, para comunicar-se, com seu público-alvo, o WhatApp e o Chat, constante em seu site. Para o público interno, a empresa dispõe da plataforma Intranet, instalada em todos os computadores do centro gerencial, escritórios regionais, locais e postos avançados.
Para divulgar suas atividades à sociedade e aos internautas, interessados no que a empresa realiza, em benefício do setor agropecuário e dos agricultores e agricultoras assistidos, a Ematerce disponibiliza notícias e reportagens em seu site www.ematerce.ce.gov.br. Saliente-se, ainda, o apoio dos veículos de comunicação de massa (Rádio, Jornal e TV) e mídias sociais na divulgação das ações extensionistas.