Catunda-CE: Ematerce conclui a distribuição das sementes do Hora de Plantar.

9 de abril de 2021 - 10:21 # # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Escritório da Ematerce de Catunda-CE

Técnico da Ematerce de Catunda-CE  atendendo produtores na sede da empresa no município.

A Ematerce- Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará- posto avançado de Catunda-CE, concluiu, no inicio de abril de 2021, as entregas das sementes do Programa Hora de Plantar. O Hora de Plantar é um programa de distribuição de sementes selecionadas, atendendo aos agricultores familiares. O programa é do Governo do Estado do Ceará, sob a coordenação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário -SDA- e executado pela Ematerce, com recursos financeiros do Fundo Estadual de Combate à Pobreza- Fecop.

Agente Rural da Ematerce entregando à produtora rural de Catunda-CE sementes selecionadas do Programa Hora de Plantar.

No município de Catunda-CE, como nos anos anteriores, as sementes foram disponibilizadas pela coordenação do Programa/SDA para o escritório da Ematerce e, através de seus agentes rurais, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Catunda-CE e com a participação dos alunos estagiários de agropecuária da E.E.E.P Antônio Mota Filho, realizaram a distribuição.

As sementes distribuídas no município foram as de milho híbrido, milho variedade, feijão e sorgo, contemplando os agricultores que receberam em anos anteriores e aos novos agricultores familiares, cadastrados no programa Hora de Plantar em 2021.

Para evitar as aglomerações, tendo em vista as medidas restritivas da Covid-19 e para que os agricultores não necessitassem se deslocar, até a sede do município, para receberem as sementes, foram formadas duas equipes; uma ficou responsável por fazer as entregas nos distritos e nas localidades rurais;  a outra, na sede municipal, sempre com a presença de um agente rural da Ematerce, para orientar os contemplados sobre as técnicas de plantio e os tratos culturais, necessários para a obtenção de uma maior produção e produtividade das .sementes.