Ematerce participa de reunião online para a assinatura do termo de adesão do Garantia Safra 2020/2021

22 de abril de 2021 - 12:23 # #

Bruno Andrade - Jornalista e Assessor de comunicação bruno.martins@ematerce.ce.gov.br

A Ematerce participou hoje (22), de uma live (transmissão online), realizada pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), para a assinatura do termo de adesão do Garantia Safra referente ao ano de 2020/2021. A ação, realizada todos os anos, já conta com a adesão de 135.614 agricultores familiares cearenses e pode investir R$ 68,76 milhões no próximo ano.

Na ocasião estiveram presentes 58 participantes entre prefeitos, prefeitas, vice-prefeitos e secretários de agricultura. Para o titular da pasta, De Assis Diniz, esse evento possibilitará que milhares de agricultores tenham a garantia que seu plantio não será afetado: “Ao logo desses 18 anos de programa, o Garantia Safra tem sido muito importante para o homem e a mulher do nosso sertão e quero reforçar o meu pedido aos prefeitos e prefeitas que não deixem de regularizar a situação do seu município, pois esse benefício só tem a ajudar todos os agricultores, comenta”.

Garantia Safra 2020/2021

Vale ressaltar que a Ematerce, em parceria com a SDA, é o órgão responsável pela execução do programa no Estado. O presidente da Ematerce Antônio Amorim, destaca a importância deste benefício: “O Garantia Safra é um programa que, em nossa compreensão, é um dos melhores programas para a convivência com as muitas variáveis do semiárido, seja ela seca grave, moderada ou inverno além da medida, aqueles também que acabam com a safra.”, comenta.

Para ter acesso ao conteúdo da live na íntegra, clique aqui.

O QUE É O GARANTIA SAFRA?

O Garantia-Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que tem como objetivo garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios sistematicamente sujeitos a perda de safra por razão do fenômeno da estiagem ou excesso hídrico.

Criado pela Lei nº 10.420, de 10 de abril de 2002, o Fundo Garantia-Safra, de natureza financeira, vinculado ao Mapa, instituiu o benefício Garantia-Safra visando atender aos agricultores familiares da Região Nordeste e norte do estado de Minas Gerais.

Fonte: Mapa