Frecheirinha: reunião de avaliação e planejamento de atividades agropecuárias

2 de maio de 2021 - 20:38 # # #

Antonio José de Oliveira - Jornalista e Assessor de Comunicação Social. E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7872

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), por intermédio do Posto Avançado de Frecheirinha-CE, participou, na manhã de 27 de abril de 2021, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Frecheirinha, de uma Reunião de Avaliação e Planejamento das Atividades Agropecuárias. A pauta constou da Finalização da demanda do Programa Hora de Plantar; Vistoria e Termo de Adesão ao Garantia Safra; Discussão sobre Quadra Chuvosa; Produção agropecuária e Planejamento para Emissão de Licença Ambiental por Adesão de Compromisso (LAC).

A reunião iniciou-se com a apresentação do relatório, pelo extensionista Marcelo Lima, contendo os quantitativos da demanda do Programa Hora de Plantar 2022. Presentes ao evento, o representante da Secretaria de Agricultura, Francisco Manoel (conhecido como “Quim”); o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, José, e o técnico da Ematerce Marcelo Silva Lima. Em sua explanação, Marcelo afirmou que, até a presente data, foram demandados 10.065 quilos de sementes, das espécies (feijão vigna, milho variedade/híbrido, sorgo forrageiro e mudas de cajueiro-anão precoce). Com a palavra, Francisco Manoel informou que tanto a adesão e a vistoria do Programa Garantia Safra estão sendo providenciadas.

Já o representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais disse que a quadra chuvosa, em Frecheirinha-CE, apresenta-se satisfatória, no tocante ao desenvolvimento dos plantios de sequeiro. Para ele, em meados do final de maio, será obtida uma produtividade maior, na safra, se comparada à do ano anterior, devido às perdas, ocorridas, principalmente, a cultura do feijão.

Sobre a atuação no LAC (Licença Ambiental por Adesão de Compromisso), Marcelo acrescentou ter sido feita uma capacitação, referente à licença, e que o Posto Avançado da Ematerce auxiliará, quando da emissão desse documento, de enorme importância, para a Agricultura Familiar, uma vez obrigatório, para o acesso a créditos, nas agências financeiras. Ao término da reunião, o encaminhamento ficou definido, para início de junho próximo, após os parceiros avaliarem todo o planejamento apresentado e discutido.