Irrigação do Nordeste receberá investimento de R$ 900 milhões

3 de maio de 2021 - 09:30 #

Bruno Andrade - Jornalista e Assessor de comunicação bruno.martins@ematerce.ce.gov.br

Aconteceu, na última Quinta-feira (29), o lançamento do Programa de Fomento à Agricultura Irrigada no Nordeste (Profinor) transmitido via internet. O objetivo do programa é acelerar o crescimento da produção agrícola no Nordeste brasileiro e para isso contará com o investimento de 900 milhões de reais, de acordo com dados do Ministério da Agricultura.

 

Lançamento do Profinar

Na ocasião estiveram presentes a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, o diretor substituto do departamento de produção sustentável e irrigação do Ministério da Agricultura, Gustavo Goretti, o secretário de inovação e desenvolvimento rural e irrigação, Fernando Camargo, o diretor do departamento do Agronordeste do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Cleber Soares, o presidente do Banco do Nordeste do Brasil, Romildo Rolim, o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, o Secretário executivo substituto do Ministério e Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira e o superintendente do Banco do Nordeste, Sérgio Luís.

Estima-se que até o ano de 2024 o Profinor terá contribuído significativamente para a ampliação dos hectares irrigados, pois em suas metas está o incremento de 80 mil hectares irrigados. Vale ressaltar que além dos hectares irrigados, o programa, também, foca na eficiência dos maquinários utilizados no campo e modernizará cerca de 8 mil hectares de sistema de irrigação que estavam em desuso ou atrasados do ponto de vista tecnológico.

De acordo com o MAPA, há, atualmente, 55 milhões de hectares ocupados com as culturas de sequeiro e por pastagens que estão aptos para o sistema de irrigação, segundo dados obtidos nas pesquisas realizadas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

O Financiamento

Os recursos do Profinor serão provenientes do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), BNB Agro Inovação e Pronaf (para agricultores familiares), com taxas de juros que variam de 4,38% a 4,78% ao ano, dependendo do porte do produtor (pequeno, médio e grande). O crédito será operacionalizado pelo Banco do Nordeste (BNB).