Ematerce: presidente Amorim participa da 32ª Assembleia Extraordinária da Asbraer

5 de maio de 2021 - 16:06 # # #

Antonio José de Oliveira - Jornalista e Assessor de Comunicação da Ematerce E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7872

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce – foi representada, na manhã desta quarta-feira, 5 de maio de 2021, pelo presidente Antonio Rodrigues de Amorim (foto abaixo), na 32ª Assembleia Extraordinária da Asbraer, associação que congrega entidades estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural em todos os estados do Brasil e Distrito Federal, realizada por videoconferência.

Segundo divulgou a assessora de comunicação da Asbraer, Juliana Silva, na ocasião, foram eleitos os vice-presidentes suplentes da região sudeste e norte, na vacância dos eleitos, na assembleia ordinária, realizada em fevereiro, sendo eles o diretor-presidente Otávio Maia da Emater/MG eleito vice-presidente suplente da região sudeste e diretor-presidente Emerson dos Santos, do Dater/RR, eleito vice-presidente suplente da região norte. Também tomou posse a diretoria do biênio 2021/2023.

A Assembleia contou com a participação do doutor Pedro Arraes, diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ademar Silva, presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), deputado Zé Silva, presidente da Frente Parlamentar de Ater, Carlos Everardo, diretor do Departamento de Gestão de Crédito Fundiário do Mapa. Pedro Arraes discorreu sobre as ações do DATER/SAF/MAPA e afirmou que o Ministério já está trabalhando numa chamada para residência agrícola na ater pública. Em conjunto, fazem monitoramento do que pode ser melhorado neste programa. “Essa é uma prioridade que a ministra colocou”, afirmou.

Legenda: presidente da Asbraer, Nivaldo Magalhães, responsável pela condução da 32ª Assembleia Extraordinária.

A segunda prioridade é o Ater Digital que está tomando uma dimensão grande. A disponibilização das informações de maneira rápida e com relevância é a maneira principal que se pode trabalhar. O Ministério da Agricultura está alavancando o programa no nordeste acompanhando o programa prioritário do Agronordeste. Segundo Arraes, estão organizando várias cadeias para sistematizar a informação. “O centro de informática está construindo uma plataforma que vai abrigar todas essas cadeias e o temos parceria com o Google e essas informações serão disponibilizadas em uma janela especial do Google”, informou o diretor. O Ater Digital tem recurso internacional do BID para colocar isso em prática. “Ater digital não veio para substituir a ater presencial, ela veio para potencializar”, finalizou o diretor Pedro Arraes.

Além disso, o diretor do DATER afirma que o Mapa também pretende fazer algumas chamadas públicas, como o Projeto Produzir Brasil, por meio da Anater, o Agronordeste, que tem meta de executar preferencialmente com a Ater pública, chamada para agricultura orgânica e uma chamada para escalamento de tecnologias disruptivas para a agricultura familiar.

Para o deputado Zé Silva, é preciso disponibilizar recursos para ater. “Primeiro de tudo a assistência técnica e extensão rural precisa de recursos. Não adianta aprovarmos bons projetos se não tiver recurso”, defendeu. O deputado apresentou os projetos que compõem o Pacto Ater e mostrou o status de suas tramitações. O parlamentar também sugeriu que a Asbraer, junto da Anater, leve proposta das entidades estaduais de ater para colaborar para a redução do efeito estufa.
O presidente da Anater, Ademar Silva, agradeceu a parceria constante da Asbraer na solução de problemas da ater brasileira e proposições de ampliação e melhorias. “Essa parceria nesses 2 anos está sendo muito importante”. Segundo Ademar, a ministra Tereza Cristina pôs como foco a extensão rural na pauta mostrando que é preciso trabalhar em assentamentos, além de buscar desenvolver a ater digital.

Programa Dom Helder Câmara

“Um programa focado no agricultor que está abaixo da linha da pobreza”, sintetizou o presidente da Anater. Segundo ele, o programa está sendo repensado junto ao MAPA e ao FIDA para que possa fazer uma nova edição. “Conseguimos ganhar a confiança desse órgão internacional e sanar alguns pontos deficitários, conseguimos fazer com que a Ater pública desse efetividade nesse programa”, afirmou. Esse é um programa mais ligado à extensão do que à assistência técnica e, para Ademar, esse tipo de programa tem muito mais afinidade com as Emateres do que qualquer outro programa. Porque a extensão rural ajuda o estado a levar as políticas públicas do estado e também do Governo Federal.

“Precisamos unir forças. Criar uma rede de cooperação ligada a extensão rural que possam ser maior que vaidades pessoas para ajudar o país. Precisamos nos responsabilizar para dar a solução à agricultura familiar e os instrumentos nós temos”, indagou. Para o presidente, o Dom Helder Câmara é mais um desses instrumentos que ele pretende regularizar efetivamente ainda este semestre. Além disso, busca também, conseguir novos recursos e reorganizar para uma nova edição desse projeto. “Queremos levar Ater aos agricultores, para fortalecer essa rede de extensão que a Asbraer comanda”, finalizou.
Proposta de Ater Pública Nacional

A Asbraer pretende pautar os presidenciáveis de 2022 sobre as propostas para a assistência técnica e extensão rural em nível nacional. Para isso, a associação buscar elaborar um documento, contendo proposta de Ater pública nacional, para apresentar aos candidatos a presidência da república. A intenção é pautá-los sobre a temática de forma a inserir na agenda política e ampliar o diálogo e articulação sobre ater pública em âmbito nacional, credenciando a Asbraer a dialogar e levando em consideração todas as especificidades da extensão territorial e diversidade brasileira.

O presidente da Asbraer, Nivaldo Magalhães, conduziu a assembleia de forma a propor medidas e tirar todas as dúvidas das associadas. “É sempre muito importante essas assembleias com nossos parceiros para fortalecer a ater pública e buscar ampliar e potencializar a oferta de assistência técnica e extensão rural e sanar problemas”, considerou. Nivaldo se disponibilizou a manter sempre diálogo, para fortalecer o atendimento aos agricultores familiares e pequenos produtores buscando sempre levar qualidade de vida ao campo, desenvolver economicamente de forma sustentável e garantir o abastecimento de alimentos à sociedade brasileira. (MATÉRIA PUBLICADA PELA ASSESSORA DE COMUNICAÇÃO DA ASBRAER, JORNALISTA JULIANA SILVA).