Ematerce incentiva criação de galinha caipira em 13.565 unidades agrícolas do Ceará

11 de maio de 2021 - 09:24 # # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: fornecidas pelo assessor técnico Zilval Fonteles

Criação de galinha caipira para abate e produção de ovos.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce -, está programando atender, em 2021, através de uma assistência técnica continuada e de qualidade, a cerca 13.565 agricultores familiares que têem como fonte de renda alternativa, a criação de galinha caipira e venda dos animais vivos ou abatidos e dos ovos. O rebanho de aves previstos é de 358.993 animais.

A Ematerce pretende resgatar uma antiga tradição das familiares rurais em criarem e revenderem a galinha caipira, tanto para as comunidades vizinhas como para a população urbana, gerando renda e emprego para , principalmente, as agricultoras e seus filhos. É a inserção das mulheres e jovens agricultores no mercado de trabalho e como geradores de renda complementar da família rural.

Exemplo de criação de galinha caipira para comercialização viva ou abatida.

O trabalho da assistência técnica será o de enfatizar as tecnologias de baixo custo tais como : melhoria do padrão genético do rebanho ; o manejo diferenciado de criação de frango de corte e galinha de postura; melhoria do manejo sanitário; introdução da alimentação alternativa, através de piquetes de alimentação visando dessa forma, a redução dos custos de produção e melhoria da qualidade da carne e dos ovos. Enfatiza o assessor técnico da Ematerce, Zilval Fonteles.

A Ematerce incentivará as produtoras a comercializarem os produtos em outros mercados, além de participarem das politicas públicas como o PAA, (Programa de Aquisição de Alimentos) e do Pnae ( Programa Nacional de Alimentação Escolar).