Avicultura: Ematerce reestrutura cadeia produtiva de ovos caipiras em mais de 9000 mil unidades mensais

19 de maio de 2021 - 11:47 # # # # #

Bruno Andrade - Jornalista e Assessor de comunicação bruno.martins@ematerce.ce.gov.br

Qualidade no produto e preocupação com o bem-estar dos animais são práticas comuns em território europeu e é assim que os produtores de ovos de galinha caipira da comunidade Águas Belas, no assentamento Alvaçã Goiabeiras em Santana do Acaraú, estão inovando na linha de produção de ovos caipiras.

Nesta terça (18), chegaram da cidade de Belo Jardim, em Pernambuco, 500 pintanhias poedeiras da linhagem 051 da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), onde serão direcionadas a 5 produtores da região de Santana do Acaraú, no intuito de uma futura produção de ovos de galinha caipira de alto padrão genético, produto com grande valor de mercado por sua qualidade nutritiva.

 

Instalação da produtora Liduína com 80 pintanhias.

A presidente da COOPASA, Liduina Silva, adquiriu 80 pitanhias e espera daqui a 5/6 meses, fase onde começa a produção, atingir uma produção de 1,9 mil ovos caipiras por mês.

(Entrevista Liduína, Clique aqui.)

Além da assistência técnica prestada aos agricultores, com a aquisição dos animais e no manejo correto, a Ematerece fornece o suporte para montar as estruturas que recebem as pintanhias, onde os técnicos da instituição direcionam o posicionamento em que estas estruturas devem ficar, pois a posição do sol e a direção dos ventos tem influência no comportamento dos animais.

Atualmente, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) faz, em Santana do Acaraú, um trabalho forte na cooperativa de agricultores familiares (COPASA), onde assiste um grupo de avicultores que tem, como principal finalidade, a reestruturação da avicultura, fazendo com que eles reestabeleçam a produção e assim volte a comercializar junto a cooperativa.

Katiana Silva, uma das produtoras ligadas à COOPASA explica como esse projeto e parceira com a Ematerce tem ajudado a reestruturar toda a cadeia produtiva da região.

(Entrevista Katiana, clique aqui.)

“Atualmente, desde o ano passado (2020), a Ematerce está com um trabalho muito forte com esses avicultores. Então nós estamos reestruturando esses produtores, tanto na parte de instalações e equipamentos, como na compra de animais de melhor qualidade”, comenta o zootecnista da Ematerce Caio Vasconcelos.

Investimento com retorno garantido

 

Mikaely e José mostram com satisfação a criação e o resultado da parceria com a Ematerce.

Um casal de produtores, Mikaely Vasconcelos e José Vasconcelos, fez um investimento aproximado de R$ 15 mil com instalações e equipamentos todas nos padrões, o que permitiu a aquisição de 250 animais, dos 500 que chegaram, e com uma estimativa para daqui a 5/6 meses ter uma produção mensal de 6000 mil ovos caipiras puro.

(Entrevista Mikaely, clique aqui.)

A instalação (Modelo Europeu)

 

Medindo 2,30 m x 6,00 m e com uma área de pastejo que fica integrada à instalação, assim são as instalações que recebem as pintanhias que tem o foco voltado para o bem-estar dos animais, o que influência diretamente na qualidade e quantidade dos produtos.

Berçário com 250 pintanhias de alto padrão genético.

“É interessante que nesse sistema caipira se tenha essa área de pastejo, pois ela (as galinhas) vão ter uma condição de melhorar as características organolépticas do ovo e isso propiciar um visual, um atrativo mais acentuado para o mercado consumidor, onde nós temos um nicho de mercado acentuado nos últimos anos”, explica Caio Vasconcelos.