Ematerce: diretoria parabeniza apicultores pelo dia especial e divulga atividades

21 de maio de 2021 - 10:12 # # #

Antonio José de Oliveira - Jornalista e Assessor de Comunicação Social. E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7872

22 de maio: Dia do Apicultor. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), por intermédio da Diretoria Executiva, nas pessoas do presidente Antonio Rodrigues Amorim, do diretor técnico Emanuel Itamar Lemos Marques e do diretor administrativo e financeiro Inácio Mariano da Costa, parabeniza os apicultores, assistidos pela empresa, pelo empenho e dedicação, na criação racional desses insetos, pertencentes ao setor pecuário. Ressalte-se que apicultores e abelhas ajudam a manter e a conservar o Meio Ambiente. Quanto às abelhas, graças à polinização, garantem a multiplicação da Flora. Frise-se, outrossim, que o Dia Mundial das Abelhas ocorreu, em 20 de maio, do ano em curso.

Legenda: Apicultores,  após capacitação, afirmam estar satisfeitos com as orientações técnicas, que lhes foram repassadas, tanto pelas parte teórica, quanto pela prática. 

Segundo o assessor estadual de Pecuária/Apicultura, no âmbito da Ematerce, Médico Veterinário Crisanto Alves Araújo, a empresa presta assistência técnica agropecuária a 522 apicultores, com um total de 10.788 colmeias. Em termos de produção de mel de abelha, no ano de 2020, ano do início da pandemia, foram produzidos 169.594 quilos e com produtividade de 15,72 quilos de mel/colmeia/ano. Disse, também, que a Apicultura compreende a criação de rainhas, operárias e zangões.

Crisanto (Foto acima) enfatizou que, dentre os objetivos, especificados no Relatório de Gestão da Ematerce, referente ao ano de 2020, para o desenvolvimento sustentável desta atividade pecuária, destacam-se o de agregar novos conhecimentos tecnológicos apícolas, com a finalidade de melhorar a produção e produtividade da criação racional de abelhas; desenvolver práticas apícolas, como: manejo adequado na povoação de colmeias (divisão e união de famílias).

Legenda: técnicas de manejos para alta produção de mel.

Prosseguindo, mencionou, dentre as ações extensionistas, o desenvolver técnicas para a produção de pólen e própolis e outros produtos apícolas; aumentar a produtividade de mel, passando de 30 Kg/colmeia/ano para 40 kg; elevar a taxa de ocupação dos familiares da comunidade apícola; incentivar, entre os apicultores, a capacidade de empreendedor rural e de proteção do meio ambiente; despertar, entre os apicultores, a capacidade de desenvolver os processos de associativismo e cooperativismo; e fixar o apicultor e sua família, no campo, evitando o êxodo rural.

RESULTADOS ALCANÇADOS EM 2020

Vale salientar, ainda, que, no ano de 2020, foram realizadas reuniões “on-line”, por meio de “lives”, da Câmara Temática do Mel, totalizando nove reuniões, em 2020, apesar da época atípica, provocada pela pandemia do vírus Covid 19, registrando-se boas presenças, nas salas virtuais de reuniões, dos técnicos dos órgãos do governo, credenciados, empresários apícolas e apicultores participantes da Câmara Técnica do Mel.

Acrescente-se que as ações extensionistas, na Apicultura, visam, também, prestar assistência técnica, de forma efetiva e continuada, a mais de mil apicultores e familiares, contribuindo para o fortalecimento e a melhoria das condições de trabalho e desenvolvimento da Apicultura, de forma integrada e sustentável, com a participação direta de toda a comunidade apícola, em prol do aumento da produção, produtividade e melhoria da renda.

De acordo com o que escreveu o Engenheiro Agrônomo Nizomar Falcão Bezerra (Foto acima), lotado no Centro Gerencial da Ematerce, em Fortaleza-CE, no Manual de Instalação dos Núcleos de Irradiação de Tecnologias (NITs), documento produzido para Ematerce, a instalação de apiários, nas áreas de reserva legal ou de proteção e conservação ambiental, promove, por um lado, melhor polinização das flores dos vegetais nativos e cultivados, além da produção de mel de qualidade invejável. A existência de água de qualidade e a floração das espécies, usadas no reflorestamento, constitui um potencial inestimável para a produção do mel de abelha e de todos os seus derivados.

DIA DO APICULTOR

O Dia do Apicultor é comemorado, em 22 de maio, pelo fato de, neste dia, ser festejado o Dia de Santa Rita de Cássia, por ser padroeira dos apicultores. A cadeia produtiva da Apicultura propicia a geração de inúmeros postos de trabalho, empregos e fluxo de renda, principalmente, no ambiente da Agricultura Familiar, sendo, dessa forma, determinante na melhoria da qualidade de vida e fixação do homem no meio rural.

Legenda: Apicultores, assistidos pela Ematerce, recebem orientações técnicas sobre a criação racional de abelhas.

Conforme estudiosos do assunto, a Apicultura: “É o ramo que estuda as abelhas produtoras de mel e as técnicas, para explorá-las convenientemente em benefício do homem. Inclui técnicas de criação de abelhas e a extração e comercialização de mel, cera, geleia real, pólen e própolis”. A celebração de duas datas no ano demonstra o importante papel do produto presente diariamente na mesa de milhares de lares. Em 17 de março comemora-se o “Dia Nacional do Mel”, e em 21 de junho, celebra-se o “Dia do Mel”. Além disso, existe uma terceira data relacionada ao setor, trata-se do dia 22 de maio, quando é comemorado o “Dia do Apicultor”.

A Associação de Estudos das Abelhas, em seu site, divulga que a Apicultura brasileira começou, oficialmente, em 1839, quando o padre Antonio Carneiro importou da região do Porto (Portugal) 100 colônias de abelhas da espécie Apis mellifera. Depois de cruzar o Atlântico, apenas sete colônias sobreviveram e foram instaladas na praia Formosa, no Rio de Janeiro. Entre 1845 e 1880, imigrantes alemães e italianos introduziram outras subespécies de Apis mellifera em localidades do Sul e Sudeste do país.

Durante essa fase, as abelhas melíferas eram exploradas, principalmente como hobby, e para a produção de cera. Assim, a Apicultura Brasileira era bastante rudimentar, com poucas técnicas de manejo e com colmeias, mantidas nos quintais, já que as abelhas apresentavam baixa agressividade e não criavam problemas com outras criações de animais.) A celebração de duas datas, no ano, demonstra o importante papel do produto, presente diariamente na mesa de milhares de lares. Em 17 de março comemora-se o “Dia Nacional do Mel”, e em 21 de junho, celebra-se o “Dia do Mel”. Além disso, existe uma terceira data relacionada ao setor, trata-se do dia 22 de maio, quando é comemorado o “Dia do Apicultor”. (Fonte: Internet)