Dia Nacional do Milho: Ematerce tem muito a ver com a cultura, assistindo agricultores

24 de maio de 2021 - 08:56 # # #

Antonio José de Oliveira - Jornalista e Assessor de Comunicação Social. E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7872

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), no Dia Nacional do Milho, comemorado em 24 de maio, vem orientando, ao longo dos anos, os agricultores familiares, por meio de práticas agrícolas, capazes de aumentar a produção, a produtividade e a renda líquida. As orientações técnicas compreendem, desde a escolha das sementes, o preparo do solo, plantio, quer de sequeiro, quer irrigado, o espaçamento, o combate às pragas e doenças, a adubação e a evitar o desperdício na colheita.

Legenda: Engenheiro Agrônomo José Eliaci Pinheiro Peixoto, gerente local da Ematerce, em Tabuleiro do Norte-CE, (à direita da foto), observa o desenvolvimento do plantio do Milho, acompanhado de produtor assistido. (Foto antes da pandemia).

Segundo informou a Engenheira Agrônoma Gecilda Correia Nunes, lotada no Centro Gerencial da Ematerce, em Fortaleza-CE, baseada nos dados disponíveis no Sistema de Programas e Projetos (SPP) da empresa, em Contratos de Resultados e Sitprod, no tocante ao Milho, nas áreas assistidas pela Ematerce, a previsão da safra, para o ano de 2021, é de 55.861.396kg, sendo 45.956.906 kg de Milho Híbrido e 9.904.490 kg de Milho Variedade em sequeiro. Em termos de produtividade, o Milho Variedade é de 952 kg/hectare e o Milho Hibrido, de 2.732 kg/hectare.

Legenda: Com assistência técnica e extensão rural, aumenta-se a produção e a produtividade do Milho e, consequentemente, a renda do agricultor familiar.

Acrescentou Gecilda que a Ematerce, em relação às áreas irrigadas, de acordo com o programado, referente ao exercício de 2021, é assistir 42 agricultores, em uma área de 84 hectares, com uma previsão de 478.200kg. Esclareceu, ainda, que, nas áreas de sequeiro, há registros, nos contratos de resultados, para assistir 24.125 agricultores familiares, sendo 10.612 agricultores com Milho Variedade e 13.513 agricultores no cultivo de Milho Híbrido.

Prosseguindo em suas informações, a técnica da Ematerce disse que, do total da produção de Milho, a área, assistida pela Ematerce, no Estado, representa 5,44%, enquanto a produção total, esperada no Estado, a produção assistida representa 7,63%, sinalizando que os produtores assistidos obtêm rendimentos médios maiores. No Ceará, o município de Mauriti é o maior produtor de Milho, localizado na região do Cariri.

Legenda: Milho, de qualidade, pode ser utilizado em diversas receitas da culinária e na alimentação animal.

Vale salientar ser o milho um dos alimentos símbolo do Brasil, sendo utilizado em diversas receitas típicas da culinária brasileira afro-brasileira, como bolo, mungunzá, curau, pamonha, broas, xerém, cuscuz, pipoca, canjica. O Milho é muito consumido, também, assado e cozido, além de ser usado, como óleo, no preparo de alimentos para consumo humano. Frise-se que o Milho está presente, ainda, na alimentação de aves, suínos, caprinos, ovinos, bovinos e peixes.

Importante registrar que, no Nordeste, o consumo do Milho aumenta, durante os festejos juninos, sobretudo, no Dia de São João, em 24 de junho, mediante a realização de quadrilhas, fogueiras (mais nas periferias das grandes cidades) e nas comunidades rurais, afora as festas, animadas com os denominados forrós pé-de-serra e universitário.

Legenda: Milho assado é muito consumido, sobretudo no mês de junho, durante os festejos juninos.

 

DIA DO MILHO

Levando-se em consideração a importância que este alimento tem para o país, foi instituído o 24 de maio como o Dia Nacional do Milho, através da lei nº 13.101, de 27 de janeiro de 2015. De acordo com dados, na Internet, a produção do milho representa cerca de 30% do total de grãos produzidos no mundo. Os maiores produtores são os EUA, China, Brasil, União Europeia, México e Argentina. No Brasil, os Estados que se destacam na produção do cereal são: Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No Estado do Ceará, o maior produtor de Milho é o município de Mauriti.