Ematerce realiza capacitação online sobre Manejo do pulgão da cana-de-açúcar na cultura do sorgo

17 de junho de 2021 - 08:39 # #

Bruno Andrade - Jornalista e Assessor de comunicação. email: bruno.martins@ematerce.ce.gov.br

Aconteceu, nesta quarta-feira (16), uma capacitação online com a pesquisadora da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) Dr Simone Martins Mendes, dr em entomologia. Na ocasião foi abordado o tema: Manejo do pulgão da cana-de-açúcar na cultura do sorgo que é um tipo de praga que tem atacado as plantações de sorgo no Estado do Ceará.

O evento contou com a participação de agricultores e membros da Ematerce, um deles é o diretor técnico da instituição, Itamar Lemos, que falou da história que a instituição construiu com a Embrapa. “Queria falar um pouco da nossa parceria com a Embrapa milho e sorgo que já vem de muitos anos. Nós tivemos uma parceria muito grande com outros técnicos da Embrapa quando nós fomos fazer o zoneamento de milho e sorgo aqui no Ceará, entre outros tantos membros que nos prestaram consultoria”, comenta o diretor.

Slide de apresentação da pesquisadora Simone Mendes com os tipos de pulgões na cultura do sorgo no Brasil.

“Foi-se o tempo em que a gente jogava na lavoura um inseticida ou um veneno qualquer e controlava e tinha sucesso. Hoje você tem que conhecer bem a praga, conhecer bem o produto, entender a hora que está jogando, porque se não a gente não consegue bons resultados” comenta a pesquisadora da Embrapa.

O objetivo da palestra foi de apresentar como o pulgão se prolifera na cultura do sorgo e quais as práticas de manejos mais adequadas para uma rápida eficiência e controle da praga que tem se alastrado por todo o território nacional.

A palestra contou com mais de 100 participantes e está disponível para o público de forma gratuita. Para ter acesso ao conteúdo da palestra basta clicar no link abaixo.

Curso sobre o manejo do pulgão da cana-de-açúcar na cultura do sorgo >> (Clique aqui).