Nova Olinda-CE: Técnicos da Ematerce orientam produção de hortaliças

17 de junho de 2021 - 09:32 # # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos do escritório de Nova Olinda-CE

Técnicos da Ematerce do Escritório Regional do Crato-CE e parceiros do município de Nova Olinda-CE fazem visita técnica à propriedade Baixa Grande.

Os Assessores Regionais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará- Ematerce – escritório regional do Cariri Central- Crato-CE, José Acácio de Morais Lima e Emábile Sampaio de Carvalho e o técnico do escritório local, Alan Domingos dos Santos, o Secretário de Desenvolvimento Rural de Nova Olinda-CE, Raimundo Correia de Menezes, o Coordenador de Gestão local, Hildeberto Nergino Oliveira Filho, fizeram uma visita técnica à propriedade do agricultor familiar, Antônio Eudo da Silva, no sítio Baixa Grande, onde o produtor planta diversas hortaliças e algumas fruteiras.

Diversos tipos de hortaliças e de frutas são plantadas no 1,2 hectare do sitio Baixa Grande, em Nova Olinda -CE, na região do Cariri do Ceará.

Em uma área de 1,2 hectare, o produtor explora: coentro, cebolinha, alface, tomate, maracujá, goiaba, banana e mamão, todos sem o uso de agrotóxicos, desde a escolha das sementes até os tratos culturais.

Na ocasião da visita técnica, foi orientado o manejo integrado de pragas e doenças a partir de tratos culturais que respeitem os princípios agro-ecológicos de produção e conservação do meio ambiente. O produtor ficou entusiasmado com a visita da equipe técnica, e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, comprometeu-se em viabilizar um box no mercado público central de Nova Olinda-CE, sede do município, para facilitar a comercialização dos produtos, eliminando assim, o atravessador e, consequentemente, garantindo a melhora da renda do senhor Antônio Eudo da Silva.

Os técnicos da Ematerce do escritório de Nova Olinda-CE fazendo inspeção técnica nas hortaliças orgânicas, no sitio do agricultor familiar, Antônio Eudo da Silva.

Outros contatos serão feitos pelos técnicos da Ematerce e parceiros municipais, em outras unidades de produção familiares assistidas pela Ematerce, objetivando a introdução de novas técnicas visando o aumento da produção, da produtividade e da renda dos produtores familiares.