OCS recebe visita de técnicos da Ematerce e Secretaria Municipal de Agricultura do Crato-CE

28 de junho de 2021 - 10:27 # # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: escritório da Ematerce do Crato-CE

Técnicos da Ematerce e Secretaria de Agricultura do Crato-CE visitam produção agroecológica.

Os Agricultores Familiares moradores do Sítio Caldeirão/ Bonsucesso, no município do Crato – CE receberam a visita dos técnicos da Ematerce (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará), Saymon Esmeraldo, Francieli Silva e Antônio Porto, da Secretaria Municipal de Agricultura, Givaldo, Nuclécio e Jackson e da agricultora Adriana Barbosa. A visita teve por objetivo fazer um intercâmbio entre os produtores familiares que participam da Organização de Controle Social – OCS, com os que fornecem produtos ao PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) para a merenda escolar e PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). A OCS é uma organização que habilita os produtos agrícolas da Agricultura Familiar, em agroecológico.

Com intervenção técnica da Ematerce, escritório do Crato-CE, houve melhoria  na qualidade e na produtividade do milho orgânico colhido.

Para o gerente da Ematerce do Crato-CE, Antônio Porto é importante que os produtores familiares que participam da OCS e que têm seus produtos declarados como produtos agroecológicos,  continuem com o compromisso de produzirem de acordo com as diretrizes da organização. E evidencia a importância da participação dos técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura no intercambio, para que conheçam os produtos que são comercializados pela agricultura familiar, e que veem melhorando o consumo de alimentos de qualidade, produzidos na região bem como, para o fortalecimento da economia deste setor, uma vez que os produtos podem agregar 30% a mais no valor a ser comercializado no PAA e PNAE. Para alcançar esse nível de qualidade houve intervenções técnicas da Ematerce, principalmente nas culturas do maracujá e milho.

Os técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e os produtores familiares envolvidos demostraram grande satisfação pelo trabalho realizado e ressaltaram a importância da continuidade da produção de alimentos livres de agrotóxicos e saudáveis para a população dos municípios que compõem a   região do Cariri cearense.