Ematerce e SDA assinam ordem de serviço para a reestruturação da empresa

29 de junho de 2021 - 11:04 # # #

Bruno Andrade - Jornalista e Assessor de comunicação. email: bruno.martins@ematerce.ce.gov.br

Aconteceu hoje (29), na sala da presidência da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), a assinatura da ordem de serviço que terá como objetivo a execução dos serviços de consultoria para elaboração de proposta de reestruturação da Ematerce no valor de R$ 1.082.865,00 (um milhão, oitenta e dois mil, oitocentos e sessenta e cinco reais).

Live da assinatura da ordem de serviço para a reestruturação da Ematerce.

A ordem de serviço foi assinada pelo secretário de desenvolvimento agrário, De Assis Diniz, o presidente da Ematerce, Antônio Amorim, pelo diretor técnico, Itamar Lemos e o diretor administrativo Inácio Costa.

Da esquerda pra direita: Presidente da Ematerce, Antônio Amorim, Diretor Técnico da Ematerce, Itamar Lemos e Diretor Administrativo da Ematerce Inácio Costa.

O evento foi transmitido via YouTube e registrou 375 participantes entre técnicos, produtores rurais e servidores. Para ter acesso ao conteúdo da Live na íntegra, clique aqui.

A Ordem de Serviço

A Ematerce é uma empresa pública, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), dedicada à prestação de assistência técnica e extensão rural, que disponibiliza, aos agricultores e agricultoras, conhecimentos e informações técnicas e gerenciais necessárias para tomarem decisões relacionadas à produtividade de suas áreas, a gestão de sua produção e à execução de políticas governamentais, com foco no desenvolvimento rural sustentável e solidário do Estado do Ceará.

Para facilitar a análise técnica, estabelecendo um parâmetro para o dimensionamento da ação coordenada pelo Governo do Estado, os agricultores podem ser divididos em quatro grandes grupos:

* Famílias em situação de extrema pobreza;
* Famílias em situação de pobreza;
* Famílias em transição;
* Famílias com produção já consolidada

O Brasil se encaixa no segundo caso, o que indica que uma abordagem unidimensional para a linha não deixa a desejar em termos de refletir a situação de pobreza extrema do público-alvo e ao mesmo tempo traz as vantagens da simplicidade e da transparência.

Isso implica em reestruturar o serviço público de assistência técnica e extensão rural (ATER) executado pela Ematerce, respeitando as dinâmicas produtivas e culturais tradicionais das famílias com quem interage, possa fortalecer processos de inserção tecnológica e produtiva. Catalisar o potencial das pessoas para o empreendedorismo e, ao mesmo tempo, sistematizar experiências, agregar novas técnicas e articular as vantagens comparativas da agricultura familiar na produção de alimentos saudáveis.

Desta maneira será possível dinamizar as principais cadeias produtivas em que estas famílias estão inseridas, investindo em tecnologia agropecuária e gerenciais adequadas a cada bioma, bem como o beneficiamento da produção. Ao mesmo tempo, incentivar a estruturação de suas unidades familiares de produção, na perspectiva da diversificação dos produtos e da agregação de valor, buscando sustentabilidade econômica, social e ambiental dos empreendimentos.