Santa Quitéria: Produtores apostam no cultivo de palma forrageira

2 de julho de 2021 - 12:20 # # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Escritório da Ematerce de Santa Quitéria- CE

O agropecuarista Iomar Aragão, do sitio São José dos Mocós, em Santa Quitéria- CE- em seu plantio de palma forrageira.

A palma forrageira é considerada um dos alimentos mais importante na atividade agropecuária nordestina. Essa cultura é possuidora de rusticidade e capacidade de sobreviver, conservando suas propriedades nutricionais, mesmo em épocas de severas estiagens. Também é caracterizada por elevada capacidade de produção de matéria seca, por hectare plantado, constituindo, pois, em um recurso forrageiro com relação custo-benefício muito elevado.

Foi acreditando nesses benefícios que o produtor Iomar Aragão, do sitio São José dos Mocós, em Santa Quitéria –CE- resolveu apostar nessa planta, após passar por algumas dificuldades para alimentar seu rebanho, devido a escassez de chuvas na região, nos últimos anos. Em 2019, o pecuarista familiar recebeu do escritório local da Ematerce de Santa Quitéria – CE-, através do Programa Hora de Plantar, (Programa de distribuição de sementes selecionadas), 3.000 raquetes de palma forrageira, da cultivar orelha de elefante iniciando o plantio, em 0,5 hectare.

Técnico da Ematerce, escritório de Santa Quitéria- CE- mostra em detalhe, raquete de palma forrageira, no sitio São José dos Mocós.

Atualmente, o pecuarista Iomar utiliza a palma forrageira, como alternativa alimentar para o rebanho de cerca de 100 ovinos, em sua propriedade e se diz estar muito feliz com os resultados alcançados. “Hoje, cada planta produz, em média, 20 quilos de volumoso, para esse ano eu tenho como manter meu rebanho sem ter que me desfazer deles, porque além de alimento, a palma fornece água para eles”, destaca Iomar.

Segundo a Engenheira Agrônoma, Janiele Coutinho, da Ematerce de Santa Quitéria, que acompanhou e orientou a implantação da área de palma forrageira: “além da sua resistência e adaptabilidade, a palma é rica em carboidratos e sais minerais solúveis, sendo altamente energética. Em sua composição há uma grande quantidade de água, essencial para o ambiente de secas. A produção de biomassa e a disponibilidade de nutrientes também são bastante significativas. Janiele acrescenta ainda, que: “após 2 anos e 5 meses de idade, o plantio de Iomar, apresenta bom desenvolvimento vegetativo e ótimas condições de corte.finaliza.

O gerente do escritório da Ematerce de Santa Quitéria-CE, José Francisco, destacou a importância de disseminar o cultivo e a utilização desta cultura tão importante para a agropecuária do Estado. José Francisco acrescentou ainda que: “ só no ano de 2021, a Ematerce de Santa Quitéria entregou cerca de 224 mil raquetes, através do Programa Hora de Plantar no município, beneficiando a cerca de 100 produtores”, finaliza.