Redenção: produtores assistidos pela Ematerce comemoram os resultados da agroindústria

9 de julho de 2021 - 11:02 # # #

Bruno Andrade - Jornalista e Assessor de comunicação. email: bruno.martins@ematerce.ce.gov.br

A agroindústria de polpas recebeu recursos do Projeto São José III e Banco Mundial

Um grupo de produtores rurais está sendo assistido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) no município de Redenção. Os agricultores foram, recentemente, beneficiados com recursos do Projeto São José III (PSJ III) para a aquisição de maquinário e reestruturação da agroindústria de polpa de frutas tropicais.

Ao todo foram investidos R$ 299 mil, recursos provenientes do PSJ III e Banco mundial (BID), o que possibilitou, além da aquisição de materiais e insumos para a agroindústria, a capacitação de 10 funcionários para o manuseio correto das máquinas e fabricação das polpas. Na ocasião estiveram pressentes o vice prefeito de Redenção, José Aécio, os técnicos da Ematerce local Audísio e a presidente da Agroindústria Francisca Torres.

Equipe que faz parte da agroindústria de polpas.

A presença da Ematerce foi de grande importância na construção e manutenção da agroindústria “Nós temos aqui todo o apoio da Ematerce, desde a plantação, a visita e fazendo e ensinando o manejo das pragas na hora certa. Todo o acompanhamento da Ematerce que tem nos ajudado muito e continua nos ajudando.”, comenta.

Um dos principais objetivos da agroindústria é movimentar a economia local, propiciando não apenas uma renda ao agricultor, mas fazendo com que a economia gire em todo o município. A agroindústria compra as frutas dos produtores associados e posteriormente vende para as escolas nas merendas escolares.

Processamento de polpas.

Atualmente a agroindústria trabalha com as culturas da Manga, acerola, caju e goiaba, principalmente, onde beneficia 20 famílias diretamente e mais de 600 pessoas indiferentemente, seja com a produção ou distribuição das polpas e outros insumos.

Insumos adquiridos

Com os recursos do PSJ III foi possível reestruturar a fábrica e comprar a Máquina que processa as polpas, uma ensacadora e a câmara de ar frio para conservar as polpas. Outro equipamento que foi adquirido é um carro com carroceria que permite a coleta de frutas na casa dos produtores e possibilita o transporte para as escolas que são atendidas para a alimentação escolar.

Confira nossa galeria de imagens da Agroindústria, clique aqui.