Sobral-CE: Ematerce promove intercambio sobre criação de aves caipiras

12 de julho de 2021 - 11:00 # # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Escritório da Ematerce de Sobral-CE

Técnicos da Ematerce falando aos Agricultores Familiares, participantes do intercambio sobre criação de aves caipiras.

Na comunidade Pedrinhas, município de Sobral-CE, técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce- deu uma palestra para vários agricultores familiares, sobre manejo de aves caipiras. A palestra foi ministrada pelo Zootecnista da Ematerce de Coreaú- CE, Renato Gomes Fontenele. Na oportunidade, houve uma visita técnica às instalações do criadouro de aves caipiras, ao abatedouro de aves e ao entreposto de ovos, pertencentes ao agricultor familiar, Joel Bernardino Melo.

Visita ao entreposto de ovos caipiras produzidos pelo plantel de aves da comunidade de Pedrinhas, em Sobral – CE.

O produtor familiar Joel Melo afirmou que “iniciou a sua criação de aves caipiras, em 2009, com 25 pintos, doados por um programa da Secretaria de Agricultura e Pecuária de Sobral- Ceará”. O produtor é assistido pela Agente Rural e Zootecnista Raquel Carvalho, da Ematerce de Sobral.

Atualmente, o agricultor familiar possui um plantel de 1.050 aves caipiras, com 600 matrizes poedeiras que produzem, diariamente, 560 ovos, que são vendidos a R$ 0,60 a unidade, para o mercado local, PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e noutras cidades vizinhas.

O intercambio teve a participação dos beneficiários do Projeto Dom Hélder Câmara de Sobral – CE- e de associados das cooperativas agropecuárias dos municípios de Santana do Acaraú -CE-, Forquilha- CE- e Sobral_CE- que fazem parte do Programa ATER Mais Gestão.