Baixo Jaguaribe e Sertão central recebem visitas da diretoria da Ematerce

26 de julho de 2021 - 15:50

Bruno Andrade - Jornalista e Assessor de comunicação. email: bruno.martins@ematerce.ce.gov.br

As visitas aos agricultores acontecem com a empresa que conduzirá a reestruturação da Ematerce

Tabuleiro do Norte – Baixo Jaguaribe

Nos dias 22 e 23 de julho, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) visitou agricultores familiares no interior do Estado Ceará. Na ocasião foram assistidos os produtores dos municípios de Tabuleiro do Norte e Quixeramobim onde a Ematerce realiza o trabalho de acompanhamento desses produtores.

Na Região do Baixo Jaguaribe foram feitas visitas a dois produtores de destaque. Na propriedade do agricultor Jonas Falcão a Ematerce tem feito um trabalho de acompanhamento técnico significativo. Em pouco menos de 1 hectare o produtor produz Banana e cria abelhas, mas o destaque vai para as criações de peixe em consórcio com camarão em um único tanque.

Criação de peixes consorciados com camarão.

 

“A Ematerce ajuda muito. Quando tenho alguma dúvida eu pergunto aos meus amigos da Ematerce e eles me respondem na hora. Também conto muito com a ajuda das experiências de outros colegas do ramo. Tudo que conquistei aqui foi com esse trabalho. O que ganho é suficiente para as minhas necessidades.”, comenta Jones.

A área produzida do agricultor tem, aproximadamente, 03 hectares, embora sua propriedade tenha uma extensão de 204 hectares, o foco do agricultor Jones foi na eficiência.

Área cultivada com bananas (Foto paronâmica).

Outro produtor que foi visitado é o agricultor Leodécio Alves. Na propriedade do agricultor, de 110 hectares, se planta de tudo um pouco, mas a maior parte é direcionada ao cultivo do milho.

“Estou me arriscando também a crias umas cabecinhas de gado, porque ficar dependente de uma fonte de renda é arriscado”, afirma o agricultor.

Produtor Leodécio, equipe da Ematerce e membros da MBS consultoria.

A produção de milho é irrigada com água de um poço artesiano, o que possibilita uma irrigação perene e sem falhas na manutenção do plantio.

Poço artesiano com grande vazão de água.

Quixeramobim – Sertão central

Na sequência das visitas, a comitiva visitou os produtores agrícolas associados à Cooperativa dos Agricultores Familiares do Vale do Forquilha (Coopvale). Produção, em grande escala, de frutas no sertão cearense.

Deusimar Oliveira, presidente da Coopvale, destaca a importância da Ematerce na sustentabilidade da cooperativa. “Nós sempre tivemos a vontade de trabalhar com frutas, mas sem o direcionamento técnico ficava difícil. Foi ai que fomos atrás dos órgãos responsáveis e encontramos a Ematerce, que tem nos dado todo o suporte, Desde as dúvidas até a parte de gestão da empresa.

Propriedade de um dos associados da coopvale. Na imagem vemos uma plantação de acerolas em 0,7 hectares.

A cooperativa produz polpas de acerola, goiaba, manga, caju e maracujá, porém não são as únicas frutas que são beneficiadas, pois há outras 10 frutas, que não são produzidas na região, que é feito o processamento em polpa.

Hoje, em virtude do alcance da cooperativa, os produtores já conseguiram melhorias para a comunidade como a pavimentação da pista de acesso à fábrica de polpas.

 

Para mais imagens das vistas, acesse nosso facebook. (Clique aqui.)