Icó: parceria com Pronaf e Banco do Brasil eleva a produção agrícola no Centro Sul

16 de agosto de 2021 - 10:27

Bruno Andrade - Jornalista e Assessor de comunicação. email: bruno.martins@ematerce.ce.gov.br Foto: André Gurjão.

A parceria da Ematerce com o Banco do Brasil e o Pronaf demonstram que é possível realizar sonhos quando se trabalha com seriedade e estabelecimento de metas

O Programa Nacional de Fortalecimento Da Agricultura Familiar (Pronaf) é um incetivo do governo federal para que os agricultores e agricultoras encontrem recursos para financiar seus projetos e sonhos. No Estado do Ceará este programa é executado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), um braço forte do governo do Estado na agricultura.

A Ematerce executa o Pronaf em quase todos os 184 municípios do Estado e no município de Icó esta parceria tem gerado bons frutos. No ano de 2013, ano em que a Ematerce acompanhou e orientou os recursos advindos do Pronaf para o os agricultores no município, foram elaborados 7 projetos, onde todos os 7 foram executados no valor de R$ 123.229,00.

Hoje a realidade dos agricultores de Icó é diferente, pois os agricultores que antes tinham receio em fazer uma linha de crédito no banco, já não medem esforços para ir em busca dos recursos, mas também sem abrir mão de seus sonhos e plano. Através do auxílio dos servidores e uma parceria com o Banco do Brasil, os técnicos da Ematerce mostraram que é possível fazer o empréstimo, sem comprometer a saúde financeira do produtor (a) ou da família.

Essa confiança no trabalho dos técnicos podem ser comprovadas através da seriedade na qual o órgão executa suas ações no campo e através de dados, onde somente no ano de 2020 já foram elaborados, no município, 69 projetos, sendo 42 deles executados com o investimento de R$ 12.887.405,00, beneficiando 813 agricultores.

Observações:
97% dos agricultores beneficiados com o crédito rural, recebem recursos do Pronaf.
100% dos produtores recebem assistência da Ematerce de Icó.

Ações beneficiadas

Principal atividade geradora de renda na propriedade:

Bovinocultura de Leite: 56,7%
Suinocultura: 13,4 %
Ovinocaprinocultura: 5,2 %
Fruticultura: 11,3 %
Produção de grãos: 13,4%