Ematerce promove intercâmbio entre produtores de Altaneira-CE e Crato-CE.

31 de agosto de 2021 - 08:14 # # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Foto: Escritório da Ematerce de Altaneira-CE

Produtores de Altaneira-CE visitando casa de farinha em comunidade do Crato-CE.

O escritório da Ematerce de Altaneira-CE, promoveu um intercâmbio técnico entre os agricultores da Associação do Sítio Serra do Valério Açudinho e São Gonçalo e os produtores do assentamento São Silvestre e da cooperativa Caipema, no Sítio Malhada, no município de Crato-CE.

O intercambio teve por objetivo, proporcionar a troca de experiências entre os produtores dessas localidades, nas cadeias produtivas da mandioca e do leite, além do cooperativismo e associativismo, tentando também fortalecer os laços entre os técnicos da Ematerce e os agricultores dessas comunidades. É importante destacar que o intercambio é uma das metodologias que provoca impacto muito positivo para o trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER, na troca de experiências, enriquecendo os conhecimentos dos agricultores envolvidos.

Na casa de farinha, os agricultores tiveram a oportunidade de interagirem, além de assistirem, na prática, todo o processamento da mandioca, e tiraram dúvidas sobre o funcionamento das máquinas, visto que os agricultores de Altaneira-CE estão em processo de capacitação e vivenciando uma nova realidade, uma vez que a cultura da mandioca voltou a ser cultivada e processada no município após duas décadas de declínio.

Na ocasião, os agricultores de Altaneira-CE tiveram a oportunidade de visitar a agroindústria de beneficiamento de leite bovino da Cooperativa Caipema, conhecendo o seu processo organizacional.

O intercâmbio foi promovido pelos agentes rurais Joaquim Neto, do Posto Avançado de Altaneira-CE e Franciele do escritório local da Ematerce de Crato-CE, responsáveis por prestarem assistência técnica nestas comunidades. O apoio logístico foi da Secretaria Municipal de Agricultura de Altaneira-CE e do escritório local da Ematerce de Crato-CE.