Sobral: Ematerce faz visita a produtor de hortaliças beneficiado com o Projeto Dom Helder

8 de setembro de 2021 - 09:59 # # #

Bruno Andrade - Jornalista e Assessor de comunicação. email: bruno.martins@ematerce.ce.gov.br

A produção de hortaliças de forma orgânica e a ATER da Ematerce possibilitaram uma inovação e economia através da irrigação por gravidade.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), através da técnica Leonice Pinto e da Coordenadora Regional de Sobral, Antônia Selma esteve na propriedade do produtor agrícola Marcelo Moreira, residente na comunidade de Pedrinhas, localizado no município de Sobral.

Na ocasião foi prestado, ao agricultor, a Assistência Técnica de Extensão Rural (ATER) que foi beneficiado com recursos do Projeto Dom Helder. Com os recursos do projeto Dom Helder e a assistência da Ematerce, o produtor viu o plantio de sua hortaliça ser fortalecido com o sistema de irrigação em uma área de 0,30 hectáres.

Produtor Marcelo Moreira com suas hortaliças.

“O Projeto Dom Helder Câmara e a Ematerce chegaram em boa hora, porque consegui economizar ao fazer uma irrigação por gravidade no meu plantio.”, comenta o produtor.

Com ajuda dos técnicos e dos recursos do projeo, o produtor já possui em sua propriedade quatro tipos de hortaliças, são elas: cebolinha, coentro, alface e couve, todos cultivados sem uso de agrotóxicos.

Produção de alfaces.

Com essa variedade de produtos a serem ofertados, o agricultor comercializa sua produção no comércio local, faz entrega em mercadinhos e também a venda direto ao consumidor, onde, semanalmente, são comercializados 165 moios somente de cheiro verde(coentro e cebolinha).

Irrigação por gravidade

A irrigação por gravidade é essencial para o sistema agropecuário quando se trata de água nas plantações. Com essa opção, os jatos de água são lançados ao ar e voltam ao solo em formato de gotículas menores. Tudo isso serve para economizar recursos ao cultivo, alcançando assim, bastante rendimento aos agricultores.