Itapipoca: Ematerce acompanha palestra sobre mandioca na fazenda Sítios Novos

17 de setembro de 2021 - 17:57 # #

Bruno Andrade - Jornalista e Assessor de comunicação. email: bruno.martins@ematerce.ce.gov.br

Com uma nova tecnologia no cultivo da mandioca, a produção é elevada e chega a 144 toneladas por hectare

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) acompanhou nesta sexta-feira (17), no município de Itapipoca, uma palestra ministrada pelo engenheiro agrônomo Henrique Araújo sobre novas técnicas e inovações no plantio da mandioca.

Produtores em contato com a silagem da mandioca.

Na ocasião estiveram presentes diversas entidades e autoridades políticas, entre elas o diretor técnico da Ematerce, Itamar Lemos, o técnico da Ematerce, Francisco Paes, o gerente regional da Ematerce, Pedro Silva, o técnico da Ematerce, Acrísio Chaves, o coordenador de mandiocultura da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Francisco Marcílio, o consultor de sementes da SDA, o professor Marcos Vinícius, a coordenadora da Coordenadoria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (CODAF), Vanessa Ohana, a Associação das mulheres da agricultura familiar de Paraipaba representada pela Silvanira Lourenço e o Sebrae que é um parceiro da Ematerce em diversas atividades.

Área plantada

Localizada na Fazenda Sítios Novos (Itapipoca), o produtor e engenheiro agrônomo Henrique Araújo possui uma área de 4 hectares plantados de mandioca. Os hectares plantados são divididos em três (3) tipos de variedades da cultura, são elas: a variedade Comissão; fragosa e a olho verde.

Manivas de mandioca plantadas por adensamento em uma área de 4 hectáres.

Segundo o agrônomo, com a técnica que ele mesmo criou, será possível um grande rendimento com essa colheita: “Olha aqui eu inovei e fui ousado. Reduzi os espaçamentos, utilizando agora 50 cm de um pé para o outro, essa compactação me permite fazer 40 mil covas por hectare e uma produção de 144 toneladas por hectare de mandioca”, comenta o engenheiro.

A técnica é conhecida como adensamento e permite um plantio maior de manivas de mandioca em um curto espaço, aproveitando mais o terreno e elevando a produção significativamente. A mandioca, além de rica em fibras para o consumo animal, é ideal para a produção de ração, tendo em vista que tudo seu é aproveitável, tanto a maniva como as folhas, além de se aptar ao clima e solo do Ceará.

 

Veja mais fotos nas nossas redes sociais listadas abaixo:

> Facebook

> Instagram