Crateús: criadores da rota do cordeiro e do mel recebem acompanhamento da Ematerce

20 de setembro de 2021 - 10:30 #

Bruno Andrade - Jornalista e Assessor de comunicação. email: bruno.martins@ematerce.ce.gov.br

Criadores de cabra da rota do cordeiro e do mel, em Crateús, receberam a assistência técnica da Ematerce com foco no rendimento alimentar

Manhã

Na última sexta-feira (17) a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) de Crateús realizou o dia de campo na Fazenda Santa Rita e na Fazenda Santa Maria para acompanhar e demonstrar práticas rurais aos agricultores familiares.

A primeira visita, na fazenda Santa Rita, conhecida também por ser a rota do cordeiro e do mel, a Ematerce acompanhou as atividades dos criadores de cabra na comunidade Varjota, comunidade onde funcionam 13 associações e posteriormente houve uma reunião com os criadores para traçar planos com o objetivo de ter maior rendimento alimentar e algumas técnicas que podem facilitar no manejo dos animais através do gerente regional da Ematerce, Edivaldo costa e do médico veterinário, Mailso Sancho.

Gerente Regional Edivaldo Costa explicando sobre as atividades que foram desenvolvidas.

“Além do conhecimento técnico passado aos agricultores, aproveitamos o momento para explicar aos agricultores sobre a reestruturação da Ematerce e como esse processo pode melhorar cada vez mais a relação e os resultados do homem do campo e nos aproximar dos nossos agricultores”, como Edivaldo Costa.

A visita contou com o apoio de algumas entidades que são parceiras da Ematerce, entre elas estão
o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), ceará credi/SINE IDT e da Associação dos Criadores de Bovinos e Ovinos de Crateús e região (Assocri).

Tarde

Seguindo as visitas de campo, o próximo acompanhamento técnico foi realizado na fazenda Santa Maria, distrito de Crateús, do proprietário Edmilson Mourão. No distrito percebe-se uma forte cultura na criação de carpinos e ovinos. As atividades tiveram o acompanhamento do médico veterinário, Mailson Sancho e do gerente regional da Ematerce, Edivaldo costa.

Criadores recebendo orientações técnicas.

Durante o acompanhamento das atividades, tiveram presente os paceiros da Ematerce, entre eles a Sandra Silva, do SINE IDT, ceará credi, Luiz Gomes, Sebrae, do professor Leandro, do IFCE, do Lourenço torres, Assocri de crateus.

Caprinocultura forte

Durante o acompanhamento técnico, os técnicos e parceiros ficaram supresos com os números e resultados e um desses casos de admiração foi com uma ovelha que tinha apenas 3 meses de vida e estava pesando 37 kg.

Ovelha com poucos meses pesando 32kg.

“Essa nossa região, a cada dia, tem sido uma maravilha com relação a essa grande produção, como também, tem sido muito sustentável para esses agricultores, principalmente nesse momento de pandemia que ainda vivemos”, comenta o gerente regional.

Para ter acesso a mais fotos da nossa galeria, visite nossas redes sociais: