Ematerce: equipe do Escritório Estadual faz visita técnica ao Regional de Baturité

23 de setembro de 2021 - 15:21 # # #

Antonio José de Oliveira Jornalista e Assessor de Comunicação Social. E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7872

Equipe do Escritório Estadual da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) fez uma visita técnica ao Escritório Regional de Baturité, em 15 de setembro de 2021, cuja pauta constou de abordagem sobre Agroecologia, Certificação Orgânica Participativa e Agroindústria. Do evento, participaram os Engenheiros Agrônomos Sidônio Fragoso Vieira e Antonio Zilval Fonteles e a Psicóloga Fernanda Maria Farias Aquino, lotados na Gerência de Apoio Técnico (Geate), do Escritório Estadual da Ematerce. Pelos Escritórios Regional e Local, os Engenheiros Agrônomos Francisco Olegário Guedes Rocha e José Sinival da Costa Lopes, e os Agentes Rurais Tarcísio e Rafaelle.

Legenda: Da esquerda para direita, os Engenheiros Agrônomos Sidônio Fragoso e Zilval Fonteles em visita aos plantios de hortaliças e fruteiras orgânicas. Visitaram, também, o engenho de cana-de-açúcar e a criação de aves caipiras.

Segundo informou Fernanda Aquino, em seu relatório de viagem, houve, no início da visita técnica, a apresentação, pela equipe estadual, do trabalho de constituição das seis Organizações de Controle Social – OCS –  nos municípios de: Baturité (3), Correntes, Açudinho e Candeias, com 22 Agricultores Familiares; em Mulungu, (2) Ipê Roxo e Ipê Amarelo, com 17 Agricultores Familiares; em Palmácia, (1) com 8 Agricultores Familiares.

Legenda: o cultivo de hortaliças orgânicas, com assistência técnica e extensão rural dos técnicos da Ematerce, proporcionando uma alimentação sadia.

Na oportunidade, o gerente regional do Maciço de Baturité, Olegário Guedes, falou acerca da solicitação do presidente da Cooperativa de Capistrano, em trabalhar a produção orgânica com os associados, que demonstram interesse e a necessidade de apoio na regularização da Agroindústria de Polpas. De acordo, ainda, com Fernanda Aquino, realizou-se uma visita de campo ao Assentamento Crédito Fundiário com cinco famílias. Houve, ainda, uma conversa com a coordenadora Tayane, da Organização de Controle Social (OCS) Correntes e sua família. Em seguida, uma visita à diversificada produção de hortaliças, fruteiras orgânicas, ao engenho de cana-de-açúcar e à criação de aves caipiras, que, na ocasião, receberam orientações dos técnicos Zilval e Sidônio.

Legenda: Engenheiro Agrônomo Zilval Fonteles visitando culturas orgânicas diversificadas.

Falando a respeito dos encaminhamentos, Fernanda Aquino acrescentou que ficou acertada a visita da equipe estadual da Ematerce, na semana de 5 a 8 de outubro de 2021, com a seguinte agenda: no dia 5/10/21, à Cooperativa de Capistrano – Oficina de Diagnóstico e sensibilização para produção e certificação orgânica participativa e orientação na regularização da agroindústria de polpa de frutas. Para o dia 6/10/21, visita de acompanhamento a três OCSs de Baturité, com a participação dos agricultores dos três grupos, que serão mobilizados pela equipe regional. Destacou Fernanda Aquino que a Agrônoma Rafaelle, formada pela Unilab, demonstrou interesse em acompanhar esse trabalho. No dia 7/10/21, uma visita de acompanhamento aos agricultores familiares das duas OCSs de Mulungu em articulação com a Secretaria de Agricultura do Município. No dia 8/10/21, uma visita de acompanhamento à OCS de Palmácia em articulação com a Secretaria de Agricultura de Palmácia.