Ematerce ministra curso sobre ovinos e caprinos em General Sampaio-CE

27 de setembro de 2021 - 11:31

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Médica Veterinária da Ematerce Miriam Paiva.

A Médica Veterinária da Ematerce, Miriam Paiva ensina a utilização do aparelho burdizzo, em caprino.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce, a Secretaria Municipal de Agricultura de General Sampaio-CE e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município, realizaram um Curso sobre O Fortalecimento da Cadeia Produtiva dos Ovinos e Caprinos, no assentamento Ramalhete, com a participação de 27 pessoas, entre técnicos da Ematerce (2), da Secretaria Municipal de Agricultura (3) e 22 agricultores do Assentamento. O curso foi ministrado pela Médica Veterinária do escritório estadual da Ematerce, Miriam de Paiva, com a assessoria dos técnicos da Ematerce, Maria Aparecida Rodrigues e Antônio José Ivonildo Valetim. A programação do curso constou de duas partes, uma teórica e outra prática, totalizando 24 horas/aulas.

Prática sobre vermifugação em caprino.

Na introdução do curso, a instrutora Médica Veterinária Miriam Paiva da Ematerce, falou sobre: Importância da Ovinocaprinocultura na pecuária do Brasil e do Ceará; Vantagens dos Ovinos e dos Caprinos em Relação aos Bovinos; Principais Entraves para o Desenvolvimento da Cadeia Produtivas, Digestão dos Ruminantes; Manejos Sanitários, Reprodutivo e Alimentar; Formação e Conservação de Forragens e; Principais enfermidades (verminose, linfadenite caseosa, botulismo, ectima contagiosa (boqueira), cerato conjuntivite e outras.

Criador de ovino/caprino fazendo prática sobre vermifugação, com orientação da Médica Veterinária da Ematerce, Miriam Paiva.

Conforme as organizadoras do curso, Miriam Paiva e Maria Aparecida Rodrigues, o evento alcançou todos os objetivos, com a participação efetiva de todos, principalmente, durante as práticas realizadas no campo, utilizando animais portadores das doenças mais importantes e que afetam diretamente a sanidade do rebanho, na sua produção e produtividade.

A Medica Veterinária da Ematerce, Miriam Paiva ensinando o uso do burdizzo na castração de ovinos.

Embora os censos agropecuários retratem a presença de caprinos e ovinos em todo o Território nacional, a distribuição desses animais no país retratam a adaptação dos mesmos ao semiárido. Mais de 93% dos caprinos e cerca de 66% dos ovinos e caprinos estão no Nordeste brasileiro. O Ceará é o 4º colocado no Brasil, nos rebanhos ovinos e caprinos. (IBGE, 2019).