Ematerce participa de lançamento de programa para melhoramento genético bovino leiteiro

15 de outubro de 2021 - 10:20 # # #

Bruno Andrade - Jornalista e Assessor de comunicação. email: bruno.martins@ematerce.ce.gov.br

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) participou, nesta quinta-feira (14), no centro de treinamento da Fazenda Normal (Faznor), em Quixeramobim, do acordo de cooperação técnica que tem, por objetivo, a integração de esforços entre as entidades presentes para a execução do Programa Mais Pecuária Brasil.

Presidente da Ematerce e prefeitos falando sobre o Programa de melhoramento genético bovino leiteiro.

Participaram do evento o Presidente da Ematerce, Antônio Amorim, o assessor regional da Ematerce de Quixeramobim, Tarcísio Rego, o secretário-executivo da SDA, Carlos Bezerra (Cacá), o assessor institucional da SDA, Traumaturgo Júnior, a coordenadora do Programa Mais Pecuária Brasil da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares Rurais do Brasil (CONAFER), Amanda Soares, o prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, o assessor da coordenadoria do desenvolvimento das cadeias produtivas da pecuária (Codep), Márcio Peixoto entre outros prefeitos, vereadores e secretários de agricultura de outros municípios.

O Programa visa o melhoramento genético do rebanho leiteiro do Estado do Ceará e se dará por meio de doação de sêmen de bovinos leiteiros aos produtores de leite do Estado. A Secretaria do Desenvolvimento Agrário será a responsável pela doação dos sêmens e executado pelos técnicos da Ematerce.

Quantidade de Sêmens

O Estado do Ceará possui 70 tanques de sêmens distribuídos pelos municípios. Com a parceria do Estado do Ceará com os municípios e do Programa Mais Pecuária Brasil serão entregues, inicialmente, 3 mil doses de sêmens bovino leiteiro melhorado geneticamente, podendo chegar a 12 mil doses. A doação será distribuída em 11 municípios, são eles:

1. Iguatu
2. Quixêlo
3. Quixeramobim
4. Dep. Irapuã Pinheiro
5. Solonópole
6. Quiterianópolis
7. Jucás
8. Jaguaretama
9. Jaguaribe
10. Novo Oriente
11. Iracema

Acesse nosso facebook e veja nossa galeria de fotos desse evento.