Salitre-CE: Ematerce capacita agricultores familiares da cadeia produtiva da mandioca

15 de outubro de 2021 - 09:21 # # #

Antonio José de Oliveira – Jornalista e Assessor de Comunicação Social. E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7872

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) realizou, no município de Salitre-CE, de 28 a 30 de setembro de 2021, uma capacitação para agricultores familiares da Cadeia Produtiva da Mandioca.

A capacitação foi ministrada pelo Engenheiro Agrônomo Francisco Paes Pinheiro (foto acima), assessor estadual da Ematerce, ocorrendo nos seguintes dias: dia 28/09/2021, na Comunidade Sítio Serra dos Jacintos, com 20 agricultores capacitados. Dia 29/09/2021, na Comunidade Sítio Coqueiro, com 31 agricultores capacitados. No dia 30/09/2021, na Comunidade Sítio Serra dos Nogueiras, com 20 agricultores capacitados.

Segundo o assessor estadual da Ematerce, na oportunidade, foram destacados, na Cadeia Produtiva da Mandioca, o preparo do solo, a seleção e o preparo da maniva-semente, o plantio, os tratos culturais (capinas), o controle de pragas, doenças e colheita. Paes informou, ainda, os pontos positivos, observados, no decorrer da capacitação, como os solos adequados, para o cultivo da cultura da Mandioca, a tradição e habilidade dos produtores rurais, no cultivo da Mandioca, a grande parte dos produtores já utiliza a tração animal e motora, no preparo do solo, no plantio e nos tratos culturais.

Prosseguindo, enfatizou que alguns mandiocultores já utilizam a plantadeira à tração motora, que possibilita uma fonte de renda para as famílias dos produtores rurais, sendo a Mandioca a cultura predominante no município, sem falar da existência de grande número de agroindústrias, instaladas, para produção de farinha, a grande oportunidade de emprego da mão de obra, além da vontade de eles adquirirem novos conhecimentos, para melhorar a condução da cultura da Mandioca.