Altaneira -CE realiza feira da agricultura familiar com sucesso

18 de outubro de 2021 - 09:16

Texto: Jornalista Valéria Barbosa- Ascom da Ematerce Foto: Posto Avançado da Ematerce de Altaneira-CE

Aspecto da Feira da Agricultura Familiar em Altaneira-CE.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – Ematerce, vinculada à Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário – SDA, realizou a 1ª Feira da Agricultura Familiar de Altaneira – CE, no dia 12 de outubro, no Parque João de Almeida Braga. O evento teve a promoção da Prefeitura Municipal e a participação da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente.

A abertura do encontro, que fez parte das festividades da Semana da Padroeira Santa Tereza D’Ávila, contou com as presenças do prefeito Dariomar Rodrigues, do presidente da câmara Deza Soares, do gerente regional da Ematerce, Lóssio Rocha e equipe, de agricultores familiares de Altaneira – CE e cidades vizinhas, de representantes oficiais e da sociedade civil.

Na parte da manhã, as ações foram direcionadas para os 30 agricultores familiares de Altaneira – CE, que fizeram do local uma mostra de negócios e troca de informações com outros produtores, que atuam de igual forma, no mesmo programa na região. Os visitantes tiveram ao seu dispor, para as tradicionais compras, as frutas; verduras; legumes; derivados de cana-de-açúcar, de mandioca e de leite; ovos caipira; galinha caipira, ovinocaprinos, plantas ornamentais e homeopáticas entre outros.

A equipe técnica da Ematerce fez uma explanação sobre todas as ações já realizada no ano de 2021, pela Empresa, integrando a programação da manhã, que contou ainda com várias apresentações culturais e exposições de trabalhos de alunos das escolas do município. no período da tarde, os participantes da Feira foram presenteados com o II Fórum de Agricultura Sustentável, cujos palestrantes discorreram sobre os temas: Desigualdade Social nos Dias Atuais, Os Sistemas Agro Florestais e Práticas de Convivência no Sistema Nordestino.

A Ematerce apoia as iniciativas, em diversos municípios cearenses, formando organizações de pequenos produtores, em feiras, com a finalidade de facilitar as negociações dos produtos agropecuários por eles produzidos, incentivando a prática do associativismo, da agroecologia a produção de alimentos orgânicos, com enfoque para a segurança alimentar e nutricional, como também a geração de emprego e renda no campo.