Ematerce planejou e realizou visita técnica à região do Maciço de Baturité

19 de outubro de 2021 - 14:41 # # #

Antonio José de Oliveira - Jornalista e Assessor de Comunicação Social. E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7872

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) planejou e realizou, no período de 5 a 8 de outubro de 2021, uma visita técnica à região do Maciço de Baturité, com a participação dos técnicos do escritório estadual, os Engenheiros Agrônomos Sidônio Fragoso Vieira e Antonio Zilval Fonteles, e a Psicóloga Fernanda Maria Farias Aquino, lotados na Gerência de Apoio Técnico (Geate), do Escritório Estadual da Ematerce. Pelos Escritórios Regional e Local, os Engenheiros Agrônomos Francisco Olegário Guedes Rocha (gerente regional) e José Sinival da Costa Lopes, além dos Agentes Rurais Tarcísio e Rafaelle.

Legenda: reunião em Capistrano-CE

Segundo Fernanda Aquino, as equipes técnicas cumpriram uma pauta, que constou de assuntos sobre Agroecologia/Certificação Orgânica participativa e Agroindústria. No dia 5 de outubro, foi feita reunião, na Coopac, do município de Capistrano-CE, com a diretoria e 25 cooperados, para conhecimento da realidade produtiva e dos processos de comercialização, afora a viabilidade da certificação participativa por Organização de Controle social – OCS. Adiantou que ficou agendada uma Oficina de OCS, para os dias 8 e 9/11/21, e um Curso de Galinha Caipira para os dias 16/17/21 e 18/11/21. Na ocasião, foram sugeridas algumas adaptações, na Agroindústria de Polpas, da Cooperativa pelo técnico Zilval Fonteles.

Legenda: reunião em Baturité-CE.

Os trabalhos prosseguiram, no dia 6 de outubro de 2021, com uma reunião, envolvendo as OCSs de Correntes, Candeias e Açudinho, no município de Baturité, capacitadas pela Ematerce, para credenciamento no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), havendo oportunidade, também, para discussão dos gargalos, no tocante à produção, comercialização e às dificuldades de realizar reuniões e visitas no período da pandemia/COVID.

Em se tratando de encaminhamentos, foram sugeridos os seguintes: construir articulação, com o poder público municipal, para a realização de feiras orgânicas, no município e a contratação de um Médico Veterinário, pela prefeitura, para a criação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM); Foi lembrado, ainda, que os Agricultores Familiares devem informar ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que têm a declaração de OCS, para terem direito aos 30% de acréscimo no valor dos produtos; a criação de um grupo, no WhatsApp, com os Agricultores Familiares das três OCSs, para agilizar-se a comunicação; a entrega da Cartilha de Defensivos Naturais, elaborada pela Ematerce; Frisou que os coordenadores das três OCSs comprometeram-se a realizar as visitas de pares e os relatórios de acompanhamento.

Legenda: reunião em Mulungu-CE

A técnica da Ematerce, Fernanda Aquino, destacou que, no dia 7/10/21, ocorreu uma reunião, na Secretaria de Agricultura de Mulungu-CE, com a presença do secretário Camurça, com as duas OCSs IPÊ ROXO E IPÊ AMARELO, capacitadas pela Ematerce, para credenciamento no Mapa. Acrescentou ter sido apresentado todo o trabalho de acompanhamento, realizado, semanalmente, pelo técnico Mikeas, contratado pela prefeitura, devido ao Posto Avançado da Ematerce, em Mulungu, não dispor de técnico. Foram, também, apresentadas as orientações, para o processo de comercialização, no sistema “Delivery”, feiras locais de orgânicos e no Parque Adail Barreto, em Fortaleza, e acessar o PAA, PNAE e Secaf-Portal da Agricultura Familiar.

Legenda: reunião em Palmácia-CE.

No dia 8/10/21, procedeu-se à reunião, no Posto Avançado da Ematerce, com a OCS Palmácia Saudável, capacitada pela Ematerce, para credenciamento no Mapa. Foram discutidas, também, as dificuldades de serem feitas reuniões e visitas nesse período de Pandemia/COVID. Foi informado que o coordenador Edílson falecera, ocorrendo nova eleição, para a escolha do coordenador, Sr. Adriano, na reunião do dia 8/10/21, que constou, em ata, e foi devidamente encaminhada ao Ministério da Agricultura. O grupo comprometeu-se a retomar as reuniões e as visitas de pares, acompanhamentos sistemáticos e registros, e analisadas as possibilidades de comercialização.