Forquilha-CE: agricultor produz hortaliças para sustento da família

26 de outubro de 2021 - 07:38 # # #

Antonio José de Oliveira – Jornalista e Assessor de Comunicação. E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7872

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), escritório local de Forquilha-CE, e o escritório Regional Zona Norte, sediado em Sobral-CE, acompanham as ações de uma Unidade de Referência de Hortaliças, cujo cultivo é feito pelo agricultor familiar Antônio Leônidas da Silva da localidade Setor I.

Segundo a extensionista Inucência Fernandes Freire Linhares, responsável pelo escritório local da Ematerce, em Sobral-CE, o agricultor, beneficiário do Projeto Dom Helder Câmara, instalou uma horta, com recursos próprios, proporcionando, assim, o sustento de sua família, mediante uma renda de R$ 600,00 (seiscentos reais), com a venda de coentro e cebolinha, para o comércio da cidade de Forquilha.

Ressalte-se que o plantio de hortaliças é orientado pelos extensionistas da Ematerce, sem o uso de agrotóxicos, com o objetivo da produção de verduras sadias, (orgânicas), por sinal, muito procuradas pelos consumidores das zonas urbana e rural. Vale destacar que, com assistência técnica e extensão rural da Ematerce, agricultores familiares conseguem obter maior produção e produtividade, colher produtos sadios, além de  preservar o meio ambiente.