Ematerce faz encontros de avaliação do Projeto Dom Helder na Região Norte

24 de novembro de 2021 - 15:15 # # #

Valeria Barbosa Jornalista da Assessoria de Comunicação Social - Ascom - Ematerce fone: (85) 3217.7872 Fotos: Escritório Regional de Sobral

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce- por intermédio do escritório regional da Zona Norte, com a participação dos escritórios de Sobral e Groaíras, agricultores, representantes das prefeituras, sindicatos e órgãos parceiros dos municípios envolvidos na realização do Projeto Dom Helder, promoveu, em novembro (11.11.2021), reuniões para a apresentação de todo o trabalho realizado nas propriedades assistidas.

Legenda: Participantes da Reunião em Sobral.

A avaliação, acompanhada de uma prestação de contas, fez um destaque dos projetos mais produtivos. Segundo Antônia Selma Alexandrino, Coordenadora Regional da Zona Norte, 186 produtores receberam todas as informações técnicas e práticas para o incremento das atividades em suas propriedades. Participaram do Projeto Dom Helder da Zona Norte do Estado do Ceará os municípios de Sobral, Forquilha e Groaíras.

Exemplificando o trabalho, de um modo geral, comenta sobre os municípios de Groaíras e Sobral, onde 62 famílias, em cada um, fizeram parte do projeto, recebendo assistência técnica e extensão rural, além de outras que, também, obtiveram recursos do Projeto Fomento, no valor de R2.400,00, por unidade.

Legenda: Cultivo de hortaliças, no sítio do agricultor familiar, mais conhecido por Jeová.

A coordenadora Antônia Selma acrescenta que as famílias aplicaram os valores pecuniários, em diversos projetos, segundo aptidões e mercado, como: avicultura, ovinocultura, horticultura, piscicultura, caprinocultura, artesanato e suinocultura, viabilizando novos rendimentos para os agricultores e agricultoras familiares.

Legenda: Criação de galinhas caipiras, na propriedade da agricultora familiar, conhecida por Conceição.

Esclarece que, através das áreas incrementadas, a colheita das hortaliças, além do consumo familiar, está sendo comercializada, na própria comunidade, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos–PAA- do Ministério da Cidadania. Conclui:De acordo com os depoimentos dos agricultores beneficiados, o projeto veio ampliar suas atividades e promover melhoria da renda familiar.”