Mauriti: segundo dia de campo sobre mandioca adensada reúne agricultores do Cariri

24 de novembro de 2021 - 13:25 # #

Bruno Andrade - Jornalista e Assessor de comunicação. email: bruno.martins@ematerce.ce.gov.br

O evento além de difundir a tecnologia no meio rural contou com o anúncio de uma nova modalidade de crédito para os agricultores.  O Dia de campo é uma promoção do Instituto Luiz Girão e Betânia em parceria com a secretaria de agricultura de Mauriti.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), participou, nesta terça-feira (23), do segundo dia de campo sobre o cultivo de mandioca adensada com foco na produção que aconteceu no município de Mauriti-ce, na fazenda Paraíso.

O evento aconteceu na Fazenda Paraíso, propriedade do senhor Demontier. Na ocasião estiveram presentes o presidente da Ematerce, Antônio Amorim, o diretor técnico da Ematerce, Itamar Lemos, o zootecnista, Raimundo Reis, os engenheiros agrônomos Isaac Barbosa e Francisco Zuza entre outras autoridades políticas.

Durante o evento o zootecnista explicou como se fazer o manejo correto desta cultura e obter melhores resultados. Esta ação fará com que o produtor reduza seus gastos na alimentação dos animais, pois pode utilizar a maniva da mandioca para substituir, em partes, a soja e o milho que estão com preços exorbitantes, tornando a criação pouco rentável.

Acompanhe, na íntegra, a palestra com Raimundo Reis sobre como cultivar a mandioca com foco na produção de maniva para alimentação animal no vídeo abaixo:

Aula de campo com Raimundo Reis: cultivando a mandioca adensada.

Outro momento marcante para os produtores foi a demonstração do funcionamento da ensacadeira de alimentos triturados. O engenheiro agrônomo, Isaac Barbosa, apresentou como a máquina pode facilitar a vida do homem do campo. Veja o funcionamento desta máquina no link abaixo.

Máquina de ensacar alimentos paras os animais.

O município de Mauriti(CE) é um dos grandes produtores de leite do Estado do Ceará e pode ter a sua capacidade dobrada com o cultivo da mandioca adensada que poderá ser utilizada na alimentação dos bovinos. Um desses produtores é o senhor João Soares. Veja a entrevista do agricultor no link abaixo.

Entrevista com o pecuarista João Soares.

Diversos produtores, gerentes de escritórios e técnicos de municípios vizinhos também estiveram presentes no dia de campo. Um deles foi o gerente do escritório da Ematerce de Juazeiro do Norte – ce, Sérgio Linhares que marcou presença neste dia. Acompanhe a entrevista no link abaixo.

Entrevista Sérgio Linhares.

Ao final do dia de campo o Presidente da Ematerce, Antônio Amorim, enalteceu o evento e encorajou os agricultores com as possibilidades que a terra e a tecnologia podem oferecer aos produtores daquele município, Acompanhe o discurso do Presidente Antônio Amorim no link abaixo.

Discurso do Presidente da Ematerce Antônio Amorim.

Para visualizar nossas fotos deste dia de campo, basta clicar no link abaixo

Galeria de fotos do dia de campo em Mauriti-ce

Anunciada uma nova modalidade de crédito aos agricultores

O crédito rural é uma das ferramentas de fomento para os projetos dos agricultores. Visando dar continuidade aos trabalhos executados na região do Cariri (CE), o Banco do Nordeste, por intermédio do gerente responsável pela agência de Brejo Santo (CE), Romão Alencar, anunciou a modalidade de crédito rotativo que facilitará a aquisição de crédito e compra de insumos. Acompanhe o anúncio no link abaixo.

Anúncio do crédito rotativo para os agricultores.