Porteiras-CE sediou o II Encontro dos Extrativistas da Chapada do Araripe
1 de dezembro de 2021 - 16:19
Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: fornecidas pelo Escritório Regional da Ematerce de Brejo Santo-CE
Prefeito de Porteiras -CE falando na abertura do II Encontro de Extrativistas.
A Prefeitura Municipal de Porteiras-CE, cidade que faz parte da região do Cariri cearense, no sul do Estado do Ceará, cujo município está inserido na Área de Proteção Ambiental (APA) da chapada do Araripe, realizou no dia 30 de dezembro (terça-feira), o II Encontro de Extrativistas da Chapada do Araripe. O evento contou também com a participação do Instituto Chico Mendes (ICMBio), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE), e Companhia Nacional de Abastecimento. O encontro teve por objetivo reunir os extrativistas de toda a Chapada do Araripe, dos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, para troca de experiências e fortalecimento das relações entre as instituições públicas e privadas que apoiam e atuam no manejo sustentável dos recursos naturais, promovendo a geração de renda para a população do território.
Alunos da Escola Maria Pinheiro Cardoso, visitando o evento .
O Encontro aconteceu Escola Maria Pinheiro Cardoso, no Sitio Vassourinhas, na comunidade Quilombola de Souza, em Porteiras- CE. Os organizadores do evento evidenciaram o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce – posto avançado de Porteiras- CE e do Escritório Regional da Ematerce de Brejo Santo – CE, através do Gerente Regional, José Dias Ferreira e da Extensionista Social, Fátima Benício e do Banco do Brasil S/A. Na abertura, o Prefeito de Porteiras-CE, Fábio Pinheiro elogiou a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, através de sua titular, Edna Cleide.
Equipe de apoio da Secretaria Municipal de Agricultura mostrando os subprodutos da mandioca.
Do II Encontros de Extrativistas da Chapada do Araripe, em Porteiras – CE constou uma ampla programação com iniciou às 8 horas, do dia 30 de novembro, quando foi servido um café da manhã aos presentes, seguindo-se de uma Apresentação Cultural ,(pelo grupo Dança do Coco, da Mestra da Cultura, Maria de Tiê), Abertura (pelo prefeito, Fábio Pinheiro), Lançamento do Cordel “ Boas Práticas de Manejo do Pequi na Chapada do Araripe”, Rodas de Conversas sobre Experiências de Extrativistas da Chapada do Araripe, Produção de Farinha de Macaúba (Embrapa Algodão), Extrativismo de Mel na Chapada do Araripe, pelo IfsertaoPe(Instituto Federal de Pernambuco) e pelo Nupea(Núcleo de Programa de Extensão da Abelha do Campus do IF do Sertão de Ouricuri- PE), Cadeia Produtiva de Fava D’anta (extrativistas e compradores), o Extrativismo no Plano de Manejo da APA da Chapada do Araripe (ICMbio). Finalmente, o representante do IBGE falou sobre “Avaliação e Perspectivas da Safra de Produtos do Extrativismo. Às 17 horas aconteceu o encerramento.
Cerâmicas produzida pelos extrativistas da Chapada do Araripe.
Representantes de outras entidades ligadas ao setor agropecuário estiveram presentes: Luiz Veras (Embrapa); Jonatan Magalhães (Fetraece); Flávio Primo (Banco do Brasil); Cicero Romão (Banco do Nordeste); Luiz Gerônimo (Camara Municipal); técnicos da Ematerce de Porteiras- CE, Jardim-CE e Brejo Santo-CE; Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Porteiras-CE, Jardim-CE e Crato-CE. As empresas Agrodoia (Exu-PE), PVP (Piaui) e Sanrisil (São Paulo), mandaram representantes ao encontro..
No final, foi apresentado aos agricultores extrativistas um plano de manejo, que tem como principal objetivo a conservação e responsabilidades na exploração dos recursos naturais, na Chapada do Araripe. O Encontro contou com as presenças de alunos da escola de ensino fundamental Maria Pinheiro Cardoso, que sediou o evento .