Caririaçu-CE: Ematerce orienta a implantação de Sistema Agroecológico e Florestal

10 de dezembro de 2021 - 08:57

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Ascom Ematerce

A produtora Josefa Tavares e o Engenheiro Agrônomo da Ematerce, Ermesson Mascarenhas.

Os técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce- escritório local de Caririaçu- CE, atendem várias pequenas propriedades rurais no município, em convênio com a Secretária Municipal de Agricultura principalmente, como executora das politicas públicas dos governos federal e estadual como: Programa de Aquisição de Alimentos, Programa Nacional de Crédito Fundiário, Hora de Plantar e outros, sendo a Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER- aos produtores familiares seu foco principal.

D.Josefa mostrando as várias embalagens, embalagens e sabores de polpas prontas para serem vendidas.

Como exemplo, em Caririaçu-CE a Ematerce atende aos proprietários do sítio São Paulo, com 12,0 hectares, onde foi implantado o Sistema Agroecológico e Florestal Padre Cicero. A Sra. Josefa Tavares e seu esposo Humberto Monteiro, plantaram nesta gleba vários tipos de fruteiras típicas da região, em forma de pomar, sem uso de agrotóxicos e utilizando adubos naturais (compostagem e cobertura morta), para produção de frutas durante todo o ano. A orientação técnica da Ematerce é do Engenheiro Agrônomo da Ematerce, Ermesson Mascarenhas.

Hoje, o sítio São Paulo tem uma agroindústria de polpa que aproveita toda a produção de frutas, zerando o desperdício existente, durante o período da safra. A agroindústria já recebeu o certificado de produtora de produtos orgânicos, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa e já tem marca: “Q Sabor”. A venda é para o PAA/Panae, feiras da agricultura familiar de Caririaçu e para o comércio da cidade.

Agroindústria de polpa de frutas certificada pelo MAPA como produtora de produtos naturais.

A agroindústria produz mensalmente, em média, 500 quilos de polpas de caju, manga, acerola, seriguela, goiaba e cajá, sendo vendido a R$ 10,00, o quilo, totalizando uma renda mensal de R$ 5.000,00, somente neste item. Na propriedade é produzido também, mel de abelha e vários produtos naturais (chamados complementos alimentares), doces, compotas e geleias de frutas, aumentando, assim, a renda familiar.

Dona Josefa, hoje com 53 anos, se diz uma fã incondicional do trabalho da Ematerce porque, desde os 8 anos, junto com sua mãe, já frequentavam as reuniões da Ematerce e o que pratica ainda hoje, vem do aprendizado daquela época, complementado com as mudanças tecnológicas da atualidade. Ressalta ainda a inclusão da comunidade nas politicas públicas que beneficiam os pequenos agricultores familiares como também, agradece muito pela inclusão dela nas visitas e intercâmbios , nos dias de campo e nas várias visitas técnicas realizadas a convite da Ematerce, onde muito aprendeu, concluiu a agricultora.