Ematerce participa da solenidade de posse do novo diretor da Faec

10 de janeiro de 2022 - 10:09

Bruno Andrade - Jornalista e Assessor de comunicação. email: bruno.martins@ematerce.ce.gov.br

Na última sexta-feira (7), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), esteve presente, através do Diretor Técnico da Empresa, Itamar Lemos, na solenidade de posse do novo diretor da Federação da Agricultura do Ceará (Faec), o agropecuarista José Amílcar Silveira. O evento ocorreu no lado externo da instituição, na avenida Eduardo Girão.

Da esquerda para a direita: Itamar Lemos, Diretor Técnico da Ematerce e José Amílcar Silveira, Presidente da Faec.

Na ocasião o novo diretor anunciou algumas novidades, dentre elas a instalação do Cinagro (Centro de Inteligência do Agro) que será uma ferramenta capaz de armazenar dados e compartilhar o conhecimento tecnológico do setor agrícola através de ferramentas digitais, o que possibilitará que os produtores rurais tenham mais acessos a ferramentas tecnológicas.

“Apesar das dificuldades, dos longos períodos de seca, em muitos aspectos a agropecuária cearense mostrou robustez e capacidade de crescimento. Podemos mostrar o potencial do agro do nosso Estado, dentre vários outros exemplos, destacando que temos o maior produtor de camarão do país (Cristiano Maia), o maior produtor de melão do mundo (Agrícola famosa) e o maior exportador de banana do Brasil para a Eutopa (Edson Brok). Somos o 1º produtor e exportador de água de coco, o 1º exportador de flores do Nordeste e o 4º do Brasil”, comentou José Amílcar.

A posse e o discurso do novo gestor abre portas para inovação tecnológica no campo e, principalmente, sobre a acessibilidade de novas ferramentas para o agricultor, algo conhecido por Agricultura 5.0.

O que é agricultura 5.0?

A agricultura 5.0 é a mais recente geração de modelos de produção agrícola. Como os serviços de mapeamento de áreas por satélite, análise de solo georreferenciada, pulverização com drones e tecnologias para o plantio, irrigação e fertilização.

O diferencial da agricultura 5.0 está na tomada de decisão, que será cada vez mais atribuída as máquinas, o que proporciona maior precisão e produtividade.

A agricultura 5.0 é marcada pelo uso da inteligência artificial, biotecnologia e análise de dados da sua fazenda. O que aumenta a precisão da automação, na sua produtividade e a na sua performance.