Itapipoca (CE): Ematerce presta serviço de ATER e intensifica as atividades com apicultor e agricultor

11 de janeiro de 2022 - 10:08

Bruno Andrade - Jornalista e Assessor de comunicação. email: bruno.martins@ematerce.ce.gov.br

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) do município de Itapipoca (CE), realizou, nos dias 6 e 7 de Janeiro, visitas técnicas a dois produtores assistidos pela Ematerce naquele município.

Na Quinta-feira (6), foi realizada uma visita técnica ao Meliponicultor Francisco Helino Camelo de Oliveira (helino) que possui um pequeno meliponário no fundo de seu quintal. O produtor produz, aproximadamente, de 8 a 12 litros de mel de abelhas nativas, além de produzir pólen e vender caixas povoadas com abelhas

Técnicos da Ematerce de Itapipoca (CE) pestrando ATER ao apicultor.

São abelhas sem ferrão, conhecidas também pleo nome de abelhas nativas, conhecidas e cultivada em quase todo território brasileiro, mas com maiores centros e adaptabilidade no Nordeste Brasileiro, sendo a abelha Jandaíra uma das mais conhecidas (melipona subnitida) e que já possui cerca de um terço da espécie em extinção. São abelhas de fácil manejo por não possuírem ferrão e não atacarem, o que facilita a sua criação.

Na ocasião dessa visita foi para observar a espécie de abelha sem ferrão Uruçu (Melipona Scutellaris) conhecida também pelo nome de Tiúba. Este tipo de abelha produz um mel medicinal e muito apreciado por seus consumidores pelo seu sabor diferenciado. 1 litro desse mel chega a custar R$ 300 reais.

Para visualizar mais fotos desta visita, clique aqui. 

Na sexta-feira (7), a equipe da Ematerce de Itapipoca (CE) através de seus técnicos Jozivan Oliveira e Valdey Silva estiveram na comunidade Calugi/Pirangi, onde foi prestado o serviço de ATER ao agricultor José Cláudio Rosa (Cláudio rosa) que está no período final de preparação das terras para o plantio de sementes e mudas (milho variedade e mudas de caju anão precoce) do Programa Hora de Plantar da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) que é executado pela Ematerce.

Terra prepara e aguardando as sementes do Programa Hora de Plantar.

Cláudio Rosa, como é chamado, é conhecido na região por ser referência na cultura do caju (cajucultura) um dos maiores produtores da região, todos os anos ele prepara novas terras do caju anão precoce das diversas variedades ofertadas pelo Programa. Somente neste ano (2022) ele já está com 2 hectares de terra pronta a espera das sementes e mudas.

Para visualizar mais fotos desta visita, clique aqui.