Governador anuncia reajuste de 30% no valor das bolsas dos agentes rurais

25 de janeiro de 2022 - 18:37

Bruno Andrade - Jornalista e Assessor de comunicação. email: bruno.martins@ematerce.ce.gov.br

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) é um importante órgão do Governo do Estado do Ceará que executa as principais políticas públicas do meio rural. Vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), a Ematerce possui uma diversidade de profissionais capacitados relacionados com a área agrícola e dentre esses profissionais encontram-se os agentes rurais.

Os agentes rurais possuem grande capacidade técnica e comunicativa além de serem agentes que difundem a tecnologia por onde passam, por esse motivo, além de levarem conhecimentos aos agricultores dos 184 municípios cearenses, eles são agentes que modificam o meio em que passam, são agentes modificadores.

O Projeto Agente Rural, além de servir como incentivo e aprendizado a técnicos iniciantes, promove a democratização e troca de saberes, de um lado o conhecimento da sala de aula e do outro a sabedoria do homem do campo que, somando esses dois saberes, resultam na Ematerce que é uma escola que ensina, mas também aprende com os conhecimentos dos agricultores(a).

A capacitação e qualificação promovida pela Ematerce aos agentes rurais é certificada, ao ponto que é muito comum, até mesmo antes das conclusões de suas bolsas, os agentes serem chamados para trabalhos em empresas da área de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) devido à formação extracurricular que recebe na empresa de assistência técnica e extensão rural.

Reajuste no valor da bolsa

O Governador Camilo Santana determinou o reajuste das bolsas por entender a importância que tem esse Programa e por querer, cada vez mais, aproximar as políticas públicas de assistência técnica e extensão rural (Ater) aos pequenos agricultores, além de proporcionar melhores condições aos agricultores e aos bolsistas.

Os novos valores seguem a tabela abaixo:

valores do reajuste dos bolsistas.

Vale destacar que para o cumprimento deste ajuste precisa ter o projeto de lei, com os valores dos reajustes dos agentes rurais, que segue para votação na Assembleia Legislativa para regularização dos valores apresentados. A minuta de projeto de lei já está sendo encaminhada para casa civil.

A diretoria e presidência da Ematerce agradece o esforço e sensibilidade do Governador Camilo Santana e reconhece todo o empenho para que este resultado pudesse ser alcançado. O reajuste nos valores das bolsas dos agentes rurais só reforça a certeza de que o Governador está comprometido com a formação e aperfeiçoamento profissional da extensão rural.

Acompanhe a Live realizada pelo Governador Camilo Santana comentando os valores dos reajustes nas bolsas dos agentes rurais, clique aqui.