Ematerce implanta Unidade Demonstrativa de algodão usando o caulim para controle do bicudo.
4 de fevereiro de 2022 - 09:21
Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Foto: Valdir Silva
Legenda: Campo de algodão em Lavras da Mangabeira-CE, visitado pelo pesquisador da Embrapa, Raimundo Braga e pelos técnicos da Ematerce, Valdir Silva e Kleber Correia. (Foto antes da pandemia).
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce, instalará na Fazenda Normal, Centro de Treinamento em Extensão Rural de sua propriedade, em Quixeramobim-CE, uma unidade demonstrativa (UD) de algodão, numa área de 1,0 hectare, com o objetivo de demonstrar o uso do produto Caulim no controle do bicudo. Também será demonstrado o uso de adubação orgânica junto com adubação química, para se conhecer o potencial produtivo do algodão da variedade BRS 286, dentro de um manejo agroecológico. A unidade será conduzida pelo Técnico em Agronegócio da fazenda experimental da Ematerce, Warlysson Brito, com a coordenação do Engenheiro Agrônomo Josualdo Justino, da equipe do Semiárido da Ematerce, pelo Assessor Técnico da SDA, Professor Marcos Vinícius e pelo Assessor Estadual de Oleaginosas, Valdir Silva. Essa unidade servirá como base para auxiliar na capacitação dos novos técnicos que estão sendo incorporados à Ematerce. A Unidade Demonstrativa (UD) servirá também para mostrar os resultados obtidos aos demais técnicos e agricultores da região, num Dia de Campo.
“O Caulim ou caulino é um minério composto de silicatos hidratados de alumínio, como a caulinita e a haloisita, e apresenta características especiais que permitem sua utilização na fabricação de papel, cerâmica, tintas, etc.
Apresentam plasticidade e resistência mecânica, a seco.
O mineral é formado pela caulinita, em geral de cor branca ou quase branca, devido ao baixo teor de óxido de ferro. É um dos seis minerais mais abundantes da crosta terrestre e ocorre à profundidade até 10 metros. Funde-se a 1.800°C (temperatura nominal).
Foi observado pela pesquisa que sua aplicação sobre o algodão faz com que o Bicudo do algodoeiro não enxergue a planta do algodão, evitando assim sua entrada no botão floral ( fonte: Wikipédia).