16 DE FEVEREIRO: DIA DE CRIAÇÃO DO SERVIÇO DE EXTENSÃO RURAL DO CEARÁ

16 de fevereiro de 2022 - 07:50 # # #

Antonio José de Oliveira - Jornalista e Assessor de Comunicação Social. E-mail: antonio.jose@ematerce.ce. gov. br Fone: (85) 3217.7872

O calendário assinala, na quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022, a data de fundação do Serviço de Assistência Técnica e Extensão do Ceará, em território cearense. Em seus 68 anos – importante destacar – que agricultores (as) e suas famílias são participantes diretos, do funcionamento de um órgão público estadual, que iniciou suas atividades, orientando-os (as) nos municípios de Maranguape, Redenção e Quixadá. Tudo começou como Ancar, (Associação Nordestina de Crédito e Assistência Rural). Acrescente-se que agricultores (as) e suas famílias tornaram-se, assim, participantes diretos, nesses 68 anos, do pleno funcionamento de um órgão público estadual.

Legenda: Os (as) extensionistas vão às propriedades rurais e orientam o plantio das variadas culturas, a exemplo da foto acima, com o plantio de palma forrageira. 

Transcorridos alguns anos, o Serviço de Extensão Rural do Ceará ampliou sua área de abrangência e, no dia 16 de julho de 1976, foi transformado em empresa, com a aprovação da Lei 10.029, recebendo a denominação de Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceara – Ematerce. Ressalte-se que, a cada dia, vem inovando-se e semeando tecnologias, no campo, para acelerar o desenvolvimento rural sustentável do setor agropecuário – e o melhor – trabalhando para a permanência dos agricultores familiares, seu público-alvo, em suas propriedades rurais, mesmo em períodos de secas, ajudando, assim, a redução do êxodo rural.

Legenda: Distribuição de mudas de cajueiro anão, do Projeto Hora de Plantar, abrangendo mais de 70 municípios cearenses, para agricultores (as) familiares.

Na atualidade, sua força de trabalho é constituída por Engenheiro Agrônomos, Médicos Veterinários, Engenheiros Civis e de Pesca, Técnicos em Agropecuária, Zootecnistas, Assistentes Sociais, Sociólogos, Nutricionistas, Economistas, Contadores, Administradores, Comunicadores Sociais, Auxiliares Administrativos e Estagiários do Ensino médio. A Extensão Rural do Ceará (Ematerce) está presente, em todo o território cearense, com 18 escritórios regionais, 71 locais e mais de 100 postos avançados, um centro gerencial, em Fortaleza, e três centros de treinamento, assim, distribuídos: Caucaia-CE (Cetrex), Fazenda Normal (em Quixeramobim) e no município de Milagres-CE.

Legenda: O Estado do Ceará destaca-se pelo atuante distribuição de sementes selecionadas aos (às) agricultores (as), como parte do importante Projeto Hora de Plantar, do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) e executado pela Ematerce.

IMPORTÂNCIA DA EXTENSÃO RURAL

Para o presidente da Ematerce, Antonio Rodrigues de Amorim (foto acima), a data é de suma importância, para os extensionistas, sobretudo para quem iniciou as atividades, nos tempos de Ancar, e que continuam dando o melhor de si e o melhor que sabem, buscando dias melhores para quem vive da agropecuária no Ceará. Vale destacar que, mesmo em uma pandemia, os extensionistas não pararam as atividades e, sim, trabalharam em sistema de Home Office. Ultimamente, de maneira abnegada, superando desafios, vêm trabalhando, presencialmente, semeando tecnologias no meio rural, como reza o slogan da empresa, porém respeitando os protocolos sanitários.

É bem verdade que o momento não permite comemorações festivas, mas é propício, para fazer uma reflexão, no sentido de se buscar oferecer aos (às) agricultores (as) familiares uma assistência mais tecnológica, efetiva, eficaz e inovadora, capaz de acelerar o desenvolvimento rural sustentável em toda a zona rural cearense.
Prosseguindo, afirmou ser motivo de orgulho e de gratidão contar com o irrestrito apoio dos Governos Federal, Estadual e Municipal, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará, dos órgãos parceiros, tanto da iniciativa pública, quanto da privada, unindo-se, pois, esforços para um Ceará melhor.

Na oportunidade, em nome da diretoria executiva, os merecidos parabéns e o reconhecimento aos (às) extensionistas pelo que são e realizam, no dia a dia, numa troca de saberes, com agricultores (as) nos mais longínquos recantos municipais. Votos, também, de que continuem com o mesmo entusiasmo, dedicação e amor ao que executam, iguais ao do início de suas carreiras, quando ingressaram na extinta Ancar.

 

Já o diretor técnico, Emanuel Itamar Lemos Marques (foto acima), defensor estrênuo da Assistência Técnica e Extensão Rural, reforça seu ponto de vista, abaixo do seu e-mail, quando sugere que não se pode falar em desenvolvimento rural, sem assistência técnica e extensão rural. Como extensionista, há mais de 40 anos, inclusive trabalhando na Extensão Rural do Estado de Minas Gerais, não somente sabe valorizar os colegas de trabalho, bem como os incentiva a se atualizarem, dedicar-se ao que executam, no campo, orientando os (as) agricultores (as) a olharem também da porteira para fora, ou seja, acompanhando sempre o que ocorre, em um mundo, cada vez mais, tecnológico, no setor agropecuário, além-fronteiras.

EXTENSIONISTAS: EDUCADORES INFORMAIS

Vale salientar, também, que, como educadores informais, os extensionistas utilizam técnicas e metodologias participativas, mediante o diálogo, numa troca de saberes, diálogo esse que auxilia os agricultores familiares a terem uma produção sustentável, em termos de aspectos ambientais, econômicos e sociais. Sempre agregando conhecimentos acadêmicos e experiências de anos de trabalho do (a) agricultor (a) a Extensão Rural do Ceará visa à capacitação do seu público-alvo, à produção de gêneros alimentícios, de qualidade e sadios, à geração de mais empregos, maiores rendas e, consequentemente, à melhoria das condições de vida no campo.

Legenda: A satisfação de colher bananas de qualidade e sadias, graças às orientações técnicas dos extensionistas da Ematerce aos (ás) agricultores (as) assistidos pela Extensão Rural do Ceará.