Quixeramobim-CE: Ematerce inicia distribuição de sementes selecionadas

18 de fevereiro de 2022 - 08:26 # # #

Antonio José de Oliveira - Jornalista e Assessor de Comunicação Social. E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85)) 3217.7872

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), escritório local de Quixeramobim-CE, iniciou, quarta-feira última, a distribuição de sementes selecionadas aos (às) agricultores (as) cadastrados (as), no Projeto Hora de Plantar, do Governo do Ceará, coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e executado pela Ematerce nos 182 municípios cearenses, dos 184 existentes.

Legenda: A distribuição de sementes selecionadas, de várias culturas, é feita pela Ematerce com o cumprimento dos protocolos sanitários.

De acordo com o gerente regional Albany Rangel, o calendário, preestabelecido, no tocante à entrega das sementes aos (às) agricultores (as) familiares, prosseguirá, até 25 de fevereiro de 2022, quando serão atendidos todos os beneficiários do mencionado projeto. Abaixo, a tabela com as sementes de variadas culturas.

A distribuição de sementes e mudas, por intermédio do Projeto Hora de Plantar, pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural e o consequente plantio pelos (as) agricultores (as) familiares, tem contribuído, ao longo de seus 34 anos de existência, com incrementos significativos da produtividade agrícola e do aumento de suas rendas e garantia de segurança alimentar de inúmeros cearenses.

Legenda: Extensionistas da Ematerce são responsáveis pela entrega das sementes selecionadas aos ((às) agriculores (as) cadastrados no Hora de Plantar.

LONGEVIDADE DO PROJETO

Segundo o Manual do Hora de Plantar, a longevidade desse projeto atesta a sua atuação, seu alcance, sua necessidade e sua acolhida pelos ((pelas) agricultores (as) familiares, caracterizando-se como uma política pública ou de estado e não como política de governo. Ano a ano tem crescido a quantidade de agricultores (as) que procuram se cadastrar no Projeto com também se tem verificado um aumento na demanda pelos insumos distribuídos.

Legenda: Agricultores (as) familiares, usando máscaras e distanciamento social, aguardam a vez de serem contemplados com a entrega de sementes selecionadas em ambiente coberto. 

Importante destacar que, além das sementes, o Projeto Hora de Plantar distribui também mudas frutíferas de caju, acerola, cajá, goiaba, manga e umbu cajá, manivas de mandioca, raquetes de palma forrageira e essências florestais nativas, em consonância com o Programa ABC – Agricultura de Baixo Carbono.