Tauá-CE: sementes selecionadas de milho elevam produtividade da cultura

11 de abril de 2022 - 16:10

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: escritório da Ematerce de Tauá-CE

Ténica da Ematerce Thaísa Lins e o produtor Gildo Oliveira inspecionando plantio de milho híbrido.

Técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce, escritório de Tauá-CE, numa visita técnica de rotina ao Sitio Junco, de propriedade do agropecuarista Gildo Marcelino de Oliveira, constataram a excelente situação do plantio dos oito hectares de milho da variedade Híbrida, plantada na unidade agrícola familiar, utilizando sementes selecionadas do Projeto Hora de Plantar. O Sítio Junco tem uma área própria de 10 hectares e a mesma quantidade arrendada, perfazendo ,assim, 20 hectares de área explorada. No sítio Junco, o Sr. Gildo e sua família cultivam hortaliças, milho e feijão sequeiro e criam caprinos da raça Anglo-Nubiano , registrados.

Nesta visita técnica, os funcionários da Ematerce Vanilson de Oliveira (Técnico Agrícola) e Thaísa Lins (Engenheira Agrônoma), verificaram o alto índice de germinação das sementes plantadas e o excelente desenvolvimento vegetativo das plantas e dos grãos, prenunciando uma alta produtividade de 2.500 quilos por hectare, bem acima da região. Para o Sr. Gildo, se o inverno continuar como está, colherá uma boa safra de milho e obterá um bom lucro com a venda do produto, que, no momento, o preço está muito bom, a R$ 80,00 o saco com 60 quilos. A colheita está prevista para o mês de junho próximo, finaliza o produtor.

 

 

 

 

Espiga de milho híbrido ,fruto das sementes selecionadas ,do Projeto Hora de Plantar, no Sítio Junco, em Tauá-CE.

O Projeto Hora de Plantar – 2022 contemplou o município de Tauá-CE, na região dos Sertões dos Inhamuns, com sementes de milho variedade (2.590 quilos) e híbrido (56.590 quilos), de feijão Caupi (255 quilos), sorgo forrageiro (5.810 quilos), além de 30 mudas de sabiá e 252.400 raquetes de palma forrageira, atendendo a 3.631 agricultores familiares de Tauá-CE, inscritos no projeto.

Plantio de oito hectares de milho híbrido, no sítio Junco em Tauá-CE.

O Projeto Hora de Plantar foi criado pelo Governo do Estado e está no 34º ano de existência, sendo coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA- e executado pela Ematerce, em todos os municípios do Ceará. O Projeto objetiva fortalecer a agricultura familiar, utilizando sementes e mudas de elevado potencial genético, que propiciem o aumento da produtividade das culturas e consequentemente, melhoria do nível de renda dos beneficiados.