Ematerce e Prospera realizam visitas às Unidades Demonstrativas de Milho no Ceará

28 de abril de 2022 - 13:19

Bruno Andrade - Jornalista e Assessor de comunicação

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), os agricultores e os técnicos do Programa Prospera acompanharam, neste mês de Abril, o desenvolvimento dos diversos tipos de milhos que foram expostos as mais variadas condições de solo, água, tempo de estiagem, espaçamento entre os plantios, adubação, nutrição entre outros fatores que interferem diretamente no desenvolvimento e resultado do milho. É importante ressaltar que, em todas as Unidades Demonstrativas de Milho (UDM’s), utilizou-se a área de 1 hectare, tendo em vista que os plantios são demonstrações de várias técnicas de manejo e milhos com genéticas diferentes, plantados no mesmo roçado.

Durante os dias 11, 12, 13 e 18 de Abril o Presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Antônio Amorim, o Diretor Técnico da Ematerce, Itamar Lemos, o professor Universitário e Mestre em sementes, Marcos Vinícius, o técnico da Ematerce, Valdir Silva, o Coordenador do Programa Prospera, Fabiano Leite e o Engenheiro Agrônomo e especialista na cultura do milho, Leonardo Oliveira, percorreram 6 Regiões do Estado do Ceará, totalizando em mais de 1.470 km rodados, no intuito de acompanhar o desenvolvimento dos campos que foram plantados, com as orientações e parâmetros do corpo técnico do Programa Prospera, com a cultura do milho ou as Unidades Demonstrativas de Milho (UDM’s) como exemplifica o Programa Prospera.

Ao todo, 7 municípios cearenses foram visitados por esta comitiva, locais onde o programa prospera instalou as UDM’s como forma de observatório e também demonstrar, aos produtores rurais, o que se pode alcançar ao adotar as boas práticas agrícolas. As cidades contempladas com as visitas e as Unidades Demonstrativas de Milho foram, nesta sequência: Limoeiro do Norte, Iguatu, Mauriti, Porteiras, Ararendá, Tianguá e Ocara. Abaixo veremos, com detalhes, o que se pode observar em cada município, os erros e acertos que aconteceram no campo e dicas de como contornar algumas situações indesejadas para o agricultor como a lagarta do cartucho e a praga do Pulgão, vejamos:

Limoeiro do Norte – (Vale do Jaguaribe)

No Sítio Bom Jesus, propriedade do produtor rural e empreendedor Moisés de Andrade Maia, pode-se observar um resultado satisfatório com os plantios que foram utilizados neste estande (1 hectare) e o trato com o solo que o agricultor teve em seu plantio. Em algumas situações houve falhas no controle das plantas daninhas.

Udm do produtor Moises, em Limoeiro do Norte.

O evento contou, além da comitiva, com a participação de Dejanir Gadelha, a Técnica Valéria Andrade, da Secretaria Municipal de Agricultura, do produtor Moisés Maia e o seu filho, Dr Carlos Ben Hur, Médico Veterinário e cogestor do empreendimento do Agronegócio Familiar.

O Diretor Técnico da Ematerce, Itamar Lemos, externou seus pensamentos a respeito do programa Prospera e o que esperar daqui pra frente. Acompanhe a fala do diretor no vídeo abaixo:

Fala do Diretor Técnico, Itamar Lemos.

Para visualizar todas as fotos do dia de campo em Limoeiro do Norte, clique aqui.

Dados Técnicos do plantio em Limoeiro do Norte:

Marca: Pioneer.
Espaçamento: 0,75m.
Adubação de fundação: 300kg SuperStart + zintrac.

Híbridos utilizados

P3858PWU – 18 linhas.
P3707VYH – 15 linhas.
P30F35VYHR – 12 linhas.
P4285VYHR – 12 linhas.
Velocidade 4-5 km.
6 linhas velocidade 8 km.
6 linhas velocidade 12 km.
6 linhas apenas fundação.
15 linhas sem fundação.

Iguatu – (Centro-Sul)

No Sítio Santa Rosa II, propriedade do senhor Helenildo Lucas, ex agente rural da Ematerce, o plantio de milho teve resultados variados. Um dos destaques vai para o excelente espaçamento entre as covas plantadas, o que possibilitou, também, uma boa pendulação de milhos, bem como milhos apresentando de 14 a 16 fileiras, um padrão para milhos do tipo híbrido, como mostra a foto a seguir.

Ematerce e Prospera na udm de milho em Iguatu.

A boa escolha das sementes, combinado ao correto manejo e preparo do solo, possibilitaram ao produtor, resultados satisfatórios.

Para visualizar todas as fotos do dia de campo em Iguatu, clique aqui.

Dados Técnicos do plantio em Iguatu:

Marca: Brevant.

Espaçamento: 0,75m.
Adubação de fundação: não funcionou devido ao maquinário, caiu aproximadamente 50 kg apenas, o restante vai aplicar a lanço na linha de plantio.

Híbridos utilizados

B2810PWU – 30 linhas.
B2612PWU – 30 linhas.
B2433PWU – 30 linhas.
B2782PWU – 30 linhas.
B2688PWU – 30 linhas.

Mauriti – (Cariri)

O produtor rural João Francisco Furtado, Sítio Fortuno, ficou surpreso com o bom desenvolvimento do seu plantio. Ele nos contou que, há muito tempo, ali, onde fora plantado o milho, era o local onde ovelhas dormiam e que, por esse motivo, o solo foi compactado, impossibilitando ter bons resultados quando se fazia o plantio de alguma cultura.

Diretoria, presidência, técnicos da Ematerce e equipe do Prospera em visitas às udm’s em Mauriti.

O acompanhamento dos Engenheiros Agrônomos do programa prospera e dos técnicos da Ematerce, possibilitaram um adequado manejo do solo para o desenvolvimento correto do milho.

Para visualizar todas as fotos do dia de campo em Mauriti, clique aqui.

Dados Técnicos do plantio em Mauriti:

Marca: Pionner.
Espaçamento: 0,75m.
Adubação de fundação: aproximadamente 250 kg.

Híbridos utilizados

P30F35VYHR – 24 linhas.
P4285VYHR – 24 linhas.
P3707VYH – 24 linhas.
P3858PWU – 24 linhas.

Porteiras – (Cariri)

O visual panorâmico de um belo plantio de milho, as margens CE-397, já virou atração no município de Porteiras. A plantação é do agricultor José Alves de Santana que também é acompanhado pela Ematerce neste município. O plantio simétrico e espigas grandes também chamam a atenção de quem passa pela CE.

Comitiva da Ematerce e Prospera com os técnicos e agricultores de Porteiras.

Este resultado foi possível após observar as condições de clima e solo da região, fazendo com que o agricultor escolhesse sementes que teriam um grande potencial de desenvolvimento expostas às condições de clima e solo desta região.

Para visualizar todas as fotos do dia de campo em Porteiras, clique aqui.

Dados Técnicos do plantio em Porteiras:

Marca: Brevant.
Espaçamento: 0,80m.
Adubação de fundação: 300kg.

Híbridos utilizados

B2810PWU – 12 linhas.
B2433PWU – 12 linhas.
B2612PWU – 12 linhas.
B2782PWU – 12 linhas.
B2688PWU – 6 linhas sem fundação.
B2688PWU – 6 linhas sem cobertura.
B2688PWU – 6 linhas fundação e cobertura.
B2688PWU
Teste de velocidade de plantio.

Ararendá – (Sertão de Crateús)

No plantio do Produtor Abelardo Lopes de Sousa, na localidade de ramadinha, o agricultor utilizou 290 kg de sementes plantadas de milho e obteve resultados interessantes. Em algumas faixas do plantio observou-se a falta de zinco nas folhagens, problema que, se não controlado afeta diretamente no número de fileiras das espigas e consequentemente na produção na hora da colheita.

Equipe da Ematerce e Prospera orientando agricultores na udm em Ararendá.

O Engenheiro Agrônomo e especialista na cultura do Milho, Leonardo Oliveira, aponta um dos grandes erros cometidos pelos agricultores quando o assunto é a plantabilidade, tema que pode surpreender e desencorajar o agricultor na hora da colheita, acompanhe a explicação no vídeo abaixo e como fazer o manejo adequado:

Explicação sobre plantabilidade e controle de plantas daninhas com Leonardo Oliveira

Abaixo temos alguns tópicos, em vídeo, sobre como resolver ou evitar alguns problemas na cultura do milho, veja nossa lista abaixo:

1) Efeitos e características da falta de Zinco e como fazer o manejo das plantas daninhas nas lavouras de milho;
2) Forma e tempo correto de aplicar o adubo no milho;
3) Como evitar e controlar a praga do Pulgão no milho;
4) Motivo de se adubar o milho a partir da 4° folha ou em V4.

Para visualizar todas as fotos do dia de campo em Ararendá, clique aqui.

Dados Técnicos do plantio em Ararendá:

Marca: Brevant.
Espaçamento: 0,75m.
Adubação de fundação: 300kg SuperStart + Zintrac.

Híbridos utilizados

B2433PWU – 12 linhas.
B2612PWU – 12 linhas.
B2782PWU – 12 linhas.
B2810PWU – 12 linhas.
B2688PWU – 12 linhas.
B2688PWU – 12 linhas 8km.
B2688PWU – 6 linhas apenas fundação.
B2688PWU – 12 linhas sem fundação.

Tianguá – (Serra da Ibiapaba)

Na área plantada pelo agricultor Michael Sá da Costa houve dificuldade na hora do plantio da semente, pois a máquina não estava regulada, ocasionando o posicionamento profundo das sementes em uma parte do plantio e outras um pouco mais rasa. Essa condição fez com que o plantio tivesse diferentes tamanhos, mesmo tendo sido plantado no mesmo momento. Outro fator que interferiu na produção do milho foi a falta de alguns nutrientes no solo, como o nitrogênio que causou uma descoloração em algumas folhas do plantio.

Udm de Tianguá recebendo orientações técnicas sobre o cultivo do milho.

Para visualizar todas as fotos do dia de campo em Tianguá, clique aqui.

Dados Técnicos do plantio em Tianguá:

Marca: Brevant.
Espaçamento: 0,75m.
Adubação de fundação: 300kg SuperStart + Zintrac.

Híbridos utilizados

B2810PWU – 9 linhas.
B2782PWU – 9 linhas.
B2612PWU – 9 linhas.
B2688PWU – 9 linhas.
B2433PWU – 9 linhas.
B2433PWU – 9 linhas 8km.
B2433PWU – 9 linhas sem fundação.

Ocara – (Maciço de Baturité)

O último dia de visitas foi na propriedade do agricultor João Luiz da Silva, no assentamento Denir. O filho do sr João, Josimar da Silva, é quem toma conta da plantação do pai. Sua experiência como agente da Ematerce proporcionou que o plantio desse bons frutos. O manejo adequado do solo e a adubação no tempo certo, rendeu ao produtor, espigas com 16 fileiras em sua maioria.

Comitiva da Ematerce e Prospera finalizando as visitas às udm’s em Ocara.

Para visualizar todas as fotos do dia de campo em Ocara, clique aqui.

Dados Técnicos do plantio em Ocara:

Marca: Pioneer.
Espaçamento: 0,75m.
Adubação de fundação: 300kg SuperStart completos + zintrac.

Híbridos utilizados

P30F35VYHR – 27 linhas.
P3707VYH – 9 linhas velocidade de plantio da região +- 8km e 18 linhas velocidade de plantio 4km.
P3858PWU – 18 linhas.
P4285VYHR – 18 linhas com fundação + 18 linhas sem adubo.
Cada linha de plantio tem aproximadamente 150m.

Observação: Foi plantada na entre linha de cajueiro onde o espaçamento é de 8×8. Cada 9 linhas está separada por uma linha de cajueiro.

O Programa Prospera

O Programa Prospera existe há 5 anos, criado para promover o desenvolvimento sustentável da agricultura com a potencialização das comunidades rurais de pequenos produtores através de capacitação e conexão com a cadeia de valor e com isso elevar a produtividade e renda. Ao todo são mais de 1.000 pequenos produtores impactados no semiárido e na zona da mata nordestina em 5 Estados do Nordeste, são eles o Rio grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

O coordenador do programa prospera, Fabiano Leite, comenta para os agricultores, sobre o que eles podem esperar do Programa e da parceria realizada com a Ematerce, veja o vídeo abaixo:

Fabiano Leite, Coordenador do Prospera.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) em parceria com o Programa Prospera prestarão aos agricultores, além da assistência técnica, a possibilidade de se capacitarem e profissionalizarem com o objetivo Em apresentação realizada para a presidência, diretoria e técnicos da Ematerce, o Líder do programa Propesra, Alexsandro Mastropaulo, explana sobre o programa e quais são as expectativas para o Nordeste e para os agricultores, acompahe a apresentação no link abaixo:

Apresentação do Líder do Prospera

Para mais informações sobre o Programa Prospera, veja o vídeo de lançamento do programa no link abaixo:

Vídeo de apresentação do Programa Prospera